Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes é alertado sobre possível risco de prisão, caso viaje aos Estados Unidos, diz jornalista

Segundo a publicação de Robson Bonin, um auxiliar do governo Lula disse que a medida seria uma "vingança" de Donald Trump e Elon Musk.

Everthon Santos

10 de fevereiro de 2025 às 17:27   - Atualizado às 17:27

Donald Trump e Moraes.

Donald Trump e Moraes. Foto: Divulgação

O governo brasileiro alertou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes sobre possíveis riscos em caso de uma viagem aos Estados Unidos.

De acordo com informações divulgadas pelo colunista Robson Bonin, da revista Veja, interlocutores da área diplomática identificaram ameaças contra o magistrado, incluindo a possibilidade de uma prisão por decisão de juízes federais americanos.

A hipótese, considerada extrema, teria sido comunicada ao próprio STF. Segundo a publicação de Robson Bonin, um auxiliar do governo Lula afirmou que a prisão do ministro em território americano seria uma "vingança" de Donald Trump e Elon Musk, impulsionada por discursos bolsonaristas no exterior.

O assessor destacou que há um ambiente hostil contra Moraes nos Estados Unidos, resultado da propagação de narrativas que contestam suas decisões à frente dos inquéritos que investigam atos antidemocráticos no Brasil.

“Qualquer juiz federal pode mandar prendê-lo, se pisar lá. Eles querem se vingar do Alexandre”, teria dito o interlocutor citado pelo colunista.

Veja Também

A possível detenção do ministro seria tratada como um grande triunfo por grupos bolsonaristas e poderia desencadear uma repercussão internacional, com intensa cobertura da imprensa e mobilização política.

A relação entre Alexandre de Moraes e aliados de Donald Trump se deteriorou à medida que decisões do STF no Brasil afetaram influenciadores e políticos alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A atuação do magistrado se tornou alvo de críticas no cenário internacional, especialmente após Elon Musk questionar publicamente as ordens judiciais brasileiras relacionadas ao X (antigo Twitter).

Até o momento, o STF não se pronunciou oficialmente sobre o alerta do governo Lula.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:10, 17 Abr

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado federal Leur Lomanto Júnior.
Repasse

Deputado manda emenda parlamentar de R$ 490 mil para clube em que é presidente de honra, revela site

Procurado, o parlamentar negou qualquer impedimento legal ou incompatibilidade na destinação dos recursos.

Cleiton Collins e Eduardo da Fonte.
Declaração

Cleiton Collins destaca Eduardo da Fonte na disputa pelo Senado: 'mais competitivo da Federação'

'Mesmo sem oficializar a pré-candidatura, já aparece muito forte nas pesquisas, resultado do trabalho nos hospitais em todas as regiões do estado', disse o deputado estadual.

Piso dos professores.
Valorização

STF forma maioria: professores temporários devem receber o Piso Nacional da Educação

Relator Alexandre de Moraes votou a favor da categoria; decisão em repercussão geral impactará redes públicas de todo o país.

mais notícias

+

Newsletter