Pernambuco, 17 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Diretório Estadual do MDB de Pernambuco se opõe à saída da legenda da base de Raquel Lyra

A nota pública assinada pelos membros questiona a legitimidade da escolha e aponta falhas no processo interno que resultou na mudança de posicionamento.

Isabella Lopes

26 de setembro de 2025 às 16:32   - Atualizado às 21:34

Membro do Diretório do MDB em Pernambuco.

Membro do Diretório do MDB em Pernambuco. Foto: Divulgação.

Nesta sexta-feira, 26 de setembro, quando um grupo de 17 integrantes do Diretório Estadual do MDB se manifestou contra a decisão da Executiva estadual de colocar o partido na oposição ao governo de Raquel Lyra (PSD) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A nota pública assinada pelos membros questiona a legitimidade da escolha e aponta falhas no processo interno que resultou na mudança de posicionamento. Durante a reunião que oficializou a saída do MDB do bloco governista, o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) já havia se pronunciado de forma contrária à decisão.

O parlamentar destacou, à época, que a Executiva estadual não poderia deliberar sobre o assunto sem a realização de uma convenção partidária convocada especificamente para esse fim.

Na nova nota, os membros reforçam os mesmos argumentos do deputado. Para eles, a decisão configura uma “manobra” e desrespeita o estatuto interno da legenda, além de representar um descumprimento das regras estabelecidas judicialmente.

Confira nota:

Os membros do Diretório Estadual do MDB em Pernambuco que se opõem à decisão de levar o partido para a oposição na Assembleia Legislativa contestam a deliberação tomada pela Executiva Estadual nesta quarta-feira (24). A manobra, que busca alinhar a legenda ao PSB, representa uma afronta direta ao Estatuto do partido e desrespeita os procedimentos internos previstos para decisões dessa natureza.

Veja Também

O grupo ressalta que não cabe à Executiva Estadual decidir isoladamente sobre mudança de posicionamento político sem a realização de uma Convenção Partidária específica para esse fim. A última Convenção do MDB em Pernambuco, realizada em 24 de maio de 2025, teve como pauta exclusiva a eleição da nova diretoria estadual, não havendo qualquer deliberação sobre realinhamento político ou estratégias relacionadas às eleições de 2026.

Conforme registrado em ata, documento de conhecimento público, não houve naquela ocasião discussão ou aprovação sobre mudança de posição da legenda ou definição de alianças futuras, o que evidencia a irregularidade da decisão tomada pela Executiva.

Qualquer decisão adotada fora do devido processo interno carece de legitimidade política e validade estatutária. Deliberações dessa natureza devem ser amplamente debatidas e aprovadas por meio dos canais adequados de decisão, com a participação efetiva dos membros do partido.

Assinam a presente nota membros do Diretório Estadual do MDB em Pernambuco contrários à decisão da Executiva Estadual:

  • Petrônio Carlos Gomes De Siqueira
  • Marta Oliveira Gonçalves Guerra
  • Aristeu De Oliveira Plácido Júnior
  • Bruno Maia de Azevedo Silva
  • Otávio Ferreira Veloso
  • Antônio José Uchoa Barbosa Da Silva
  • Carlos Wilson Veras da Rocha
  • Márcio da Silva Gadelha
  • Marcello Bezerra Cavalcanti
  • Leonardo Mariano de Lima
  • Raphael França Diniz de Melo
  • Túlio Henrique Araujo Cavalcanti
  • Cloves Ramos de Macedo
  • Otávio Augusto Tavares Pedrosa Cavalcante
  • Arquimedes Guedes Valença
  • Vilmar Cappellaro
  • Jorge Roberto Garziera

Documento assinado pelos membros

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:37, 17 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Plenário da Câmara Municipal de Buíque.
Processo

TRE-PE vai debater cassação de vereadores do MDB de Buíque por irregularidade na cota de gênero

Consta no processo que o partido teria registrado uma candidatura feminina de cunho fictício, apenas para cumprir a cota mínima de 30% de mulheres exigida pela legislação eleitoral.

Datena agride Pablo Marçal com uma cadeira durante debate da TV CULTURA.
Revelação

Boulos diz que sabia que Datena iria jogar cadeira em Pablo Marçal durante debate; veja vídeo

O episódio ficou marcado quando Datena chegou a acertar uma cadeira em Marçal durante o debate eleitoral realizado em São Paulo pela TV Cultura em setembro de 2024.

Prefeitura do Recife/Virada Recife
Instauração

MPC-PE aponta indícios de irregularidades na Virada Recife 2025 e pede auditoria ao TCE

MPC-PE solicita ao TCE-PE auditoria especial sobre prestação de contas do Réveillon da gestão João Campos, após denúncias de supostas irregularidades.

mais notícias

+

Newsletter