Marinheiros pulando do barco da marinha Brasileira Foto: Divulgação / IA
A Marinha do Brasil divulgou dados preocupantes sobre a evasão de militares em 2025. Somente até julho, 642 pedidos de baixa foram registrados, sendo 308 da Armada e 334 do Corpo de Fuzileiros Navais. A tendência revela uma crise interna, especialmente entre os militares mais jovens, da geração Z, que ocupam cargos como marinheiros, cabos e tenentes. O número de profissionais que pretendem prestar concursos públicos para outras instituições também é expressivo.
Segundo os dados, mais de 3 mil militares já declararam a intenção de prestar concursos em 2025, com destaque para 1.562 da Armada e 1.506 Fuzileiros. A projeção é de que esse número possa dobrar até o fim do ano, chegando a cerca de 6 mil profissionais buscando alternativas fora da Marinha. Até mesmo oficiais superiores, como Capitães de Mar e Guerra, demonstraram intenção de mudar de carreira.
Entre os principais motivos citados pelos militares para a decisão estão a carga de trabalho exaustiva, dificuldade de progressão na carreira, salários pouco atrativos e o impacto negativo no convívio familiar. Esses fatores têm levado muitos a buscarem estabilidade e melhores condições em outras áreas do serviço público.
A matéria completa está disponível no site da Revista Sociedade Militar.
3
4
12:51, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
mais notícias
+