Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Marina Silva: 'Trump confirmou os prognósticos mais pessimistas sobre o impacto ambiental'

A ministra afirmou que os Estados Unidos vai sofrer um retrocesso no combate à mudança climática.

Everthon Santos

21 de janeiro de 2025 às 09:10   - Atualizado às 09:10

Marina Silva e Donald Trump.

Marina Silva e Donald Trump. Foto: Divulgação

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, manifestou preocupação em relação ao discurso de posse de Donald Trump, que assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos pela segunda vez na segunda-feira, 20 de janeiro, em cerimônia realizada no Capitólio, em Washington D.C.

Trump retorna à Casa Branca como o 47º presidente norte-americano, com propostas que, segundo Marina, representam "desafios globais no enfrentamento da crise climática".

Após acompanhar o pronunciamento de Trump, a ministra brasileira destacou que os primeiros anúncios do republicano confirmam os prognósticos mais pessimistas sobre o impacto ambiental de seu novo governo.

Entre as declarações de Trump, chamaram atenção as intenções de abandonar o Acordo de Paris, eliminar o Green New Deal – programa voltado para a transição energética e a descarbonização da economia – e fortalecer o uso de combustíveis fósseis, além de priorizar a retomada da indústria automotiva tradicional, sem foco na produção de carros elétricos.

“São o avesso da política guiada pelas evidências trazidas pela ciência e do bom senso imposto pela realidade dos eventos climáticos extremos que ocorrem, inclusive, em seu próprio país”, afirmou Marina.

Veja Também

A ministra também relembrou os avanços promovidos no governo de Joe Biden, que, mesmo com oposição republicana em muitos temas, conseguiu implementar políticas de estímulo às energias renováveis e à industrialização verde.

Marina destacou que tais iniciativas foram decisivas para posicionar os Estados Unidos como um ator importante no combate à mudança climática, mas que agora enfrentam um cenário de retrocesso sob a liderança de Trump.

Marina alertou que, ao sair do Acordo de Paris, os Estados Unidos podem enfraquecer os esforços globais no enfrentamento da emergência climática, especialmente porque o país é o segundo maior emissor de gases de efeito estufa no mundo. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:55, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter