Marília Arraes e Gilson Machado. Foto 1: Ricardo Stuckert/PR Foto 2: Isac Nóbrega /PR
Foi divulgado nesta terça-feira, 23 de setembro, pela CNN Brasil, uma pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data sobre a intenção de voto dos eleitores pernambucanos na disputa por duas vagas ao Senado Federal.
No entanto, dois nomes de destaque na política de Pernambuco não foram incluídos na relação apresentada no levantamento: Marília Arraes e Gilson Machado.
Marília Arraes, ex-deputada federal e vice-presidente nacional do Solidariedade, foi lançada como pré-candidata ao Senado durante o evento que oficializou a federação entre seu partido e o PRD, realizado em Brasília, no mês de junho. Apesar disso, no cenário político estadual, seu nome não foi citado na pesquisa divulgada.
Também ausente no levantamento está o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, que já manifestou publicamente o desejo de concorrer a uma vaga no Senado. Filiado ao PL, seu nome ainda depende de definições internas da legenda, já que o partido também pretende lançar o ex-prefeito Anderson Ferreira como candidato. A sigla ainda precisa formalizar como será o entendimento entre os dois.
A exclusão de Marília Arraes e Gilson Machado chama atenção, especialmente porque ambos já sinalizaram interesse na disputa e vêm articulando suas possíveis candidaturas nos bastidores.
Além disso, a pesquisa não apresentou um cenário espontâneo, aquele em que os entrevistados respondem livremente, sem receber uma lista prévia de candidatos. Esse tipo de abordagem poderia ter captado a lembrança espontânea dos eleitores e, possivelmente, revelado os nomes dos políticos que ficaram de fora do cenário estimulado.
Foram entrevistadas 1.200 pessoas, entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
1
2
4
06:57, 15 Abr
26
°c
Fonte: OpenWeather
Recém-empossado presidente estadual do Solidariedade, Edinazio comparou as negociações com o futebol, como a busca por "bons jogadores" (candidatos).
A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão.
O presidente do Brasil ainda afirmou que a guerra dos Estados Unidos, liderada por Donald Trump, contra o Irã é inconsequente.
mais notícias
+