Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Marcos do Val é alvo de operação da PF e vai colocar tornozeleira eletrônica

Desde agosto de 2023, Do Val é alvo de medidas cautelares impostas por Moraes, que incluem a apreensão de seus passaportes, inclusive o diplomático.

Everthon Santos

04 de agosto de 2025 às 09:12   - Atualizado às 10:24

Marcos do Val é alvo de operação da PF e vai colocar tornozeleira eletrônica.

Marcos do Val é alvo de operação da PF e vai colocar tornozeleira eletrônica. Foto: Divulgação

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) vai começar a ser monitorado por tornozeleira eletrônica nesta segunda-feira, 4 de agosto.

A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após o parlamentar deixar o Brasil sem autorização judicial e passar cerca de dez dias nos Estados Unidos.

O retorno de Do Val ao país aconteceu no início da manhã, por meio do Aeroporto de Brasília. Logo após desembarcar, agentes da Polícia Federal o abordaram para cumprir a ordem do Supremo. Ele estava vindo de Orlando, na Flórida, onde passou o recesso parlamentar com a família, mesmo estando proibido de sair do país por decisão do STF.

Desde agosto de 2023, Do Val é alvo de medidas cautelares impostas por Moraes, que incluem a apreensão de seus passaportes, inclusive o diplomático, e o bloqueio de R$ 50 milhões em suas contas.

A decisão faz parte de um inquérito da Polícia Federal que investiga ofensas e ataques feitos pelo senador a integrantes da própria PF. Além da investigação sobre ataques a membros da PF, Marcos do Val também é investigado por supostamente tentar colaborar em um plano para anular as eleições presidenciais de 2022. O caso envolve a delação de um suposto esquema com participação de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Veja Também

Mesmo com a restrição em vigor, Do Val tentou obter autorização para viajar. No último dia 15 de julho, ele enviou um pedido formal ao STF informando que pretendia passar um período com a família em Orlando.

Moraes, no entanto, negou o requerimento já no dia seguinte, reforçando que as investigações contra o senador ainda estão em andamento e que não havia motivo para suspender as medidas.

“Cabe ao requerente adequar suas atividades às medidas cautelares determinadas e não o contrário”, escreveu o ministro em sua decisão. Apesar da negativa, Do Val embarcou para os Estados Unidos.

A Polícia Federal chegou a cumprir mandados de busca nos endereços do senador em Vitória (ES) para tentar localizar e recolher o passaporte diplomático.

A defesa de Do Val ainda não se pronunciou sobre a instalação do equipamento. Até o momento, o gabinete do senador no Senado também não respondeu aos pedidos de esclarecimento da imprensa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:49, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter