Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Magnitsky: 'Cumprimos rigorosamente as leis', diz CEO do Itaú sobre sanção a Moraes

A norma foi aplicada recentemente ao ministro do STF, o que colocou empresas brasileiras sob atenção internacional.

Ricardo Lélis

07 de agosto de 2025 às 08:49   - Atualizado às 08:49

Alexandre de Moraes e Milton Maluhy Filho.

Alexandre de Moraes e Milton Maluhy Filho. Fotos: Rosinei Coutinho/STF e Divulgação/ Itaú

O presidente do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho, afirmou na última terça-feira, 5 de agosto, que o banco seguirá rigorosamente a Lei Magnitsky em todas as jurisdições onde atua. A declaração foi dada durante coletiva com jornalistas após a divulgação dos resultados do segundo trimestre.

Maluhy foi questionado sobre o impacto das sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e se a medida poderia alcançar outras autoridades ou instituições brasileiras. O executivo evitou especular:

"Discutir extensão é algo que eu prefiro não comentar. Esse é um tema que não temos controle algum, naturalmente, e não discutimos o campo das hipóteses", afirmou.

O executivo citou o sigilo bancário e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) como justificativas para não comentar casos específicos.

Maluhy ressaltou que o Itaú está presente em 19 países e segue todas as legislações locais e internacionais:

Veja Também

"Cumprimos rigorosamente as leis de todas as jurisdições onde atuamos. Temos advogados externos e nos cercamos dos melhores consultores jurídicos", disse.

Ele também reconheceu que normas internacionais como a Magnitsky impactam as relações comerciais com fornecedores e parceiros em diversos países.

Aprovada nos EUA, a Lei Magnitsky autoriza o governo americano a impor sanções econômicas e restrições de visto a indivíduos e empresas envolvidas em corrupção ou violações de direitos humanos em qualquer parte do mundo. A norma foi aplicada recentemente ao ministro Alexandre de Moraes, o que colocou empresas brasileiras sob atenção internacional.

Bradesco vai cumprir a Lei Magnitsky

O CEO do Bradesco, Marcelo Noronha, afirmou, na última semana, que o banco deve seguir a legislação dos Estados Unidos após a inclusão do ministro Alexandre de Moraes na lista de sanções da Lei Magnitsky.

"Não discutimos a lei, nós cumprimos a lei", disse o executivo durante coletiva realizada após a divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2025.

Como medida preventiva, essas instituições podem, eventualmente, encerrar vínculos com o ministro para evitar o risco de sofrer sanções secundárias.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:51, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter