Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula sobre a Lava Jato: "Foi a grande mentira do século XXI neste país"

A fala do presidente aconteceu durante entrevista ao programa "Sem Censura", da TV Brasil, apresentado por Cissa Guimarães.

Isabella Lopes

23 de maio de 2026 às 15:34   - Atualizado às 15:37

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR.

Na sexta-feira, 22 de maio, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a Operação Lava Jato foi “a grande mentira do século XXI neste país”. A declaração aconteceu durante entrevista ao programa “Sem Censura”, da TV Brasil, apresentado por Cissa Guimarães.

Lula criticou os impactos da operação na economia, nas empresas brasileiras e na imagem da política no país. Segundo ele, a Lava Jato provocou fechamento de empresas e perda de empregos.

“Eu não vou entrar no meu caso, mas a Lava Jato foi a grande mentira do século XXI neste país. E os meios de comunicação fomentaram dois monstros, chamado [Sérgio] Moro e chamado Deltan [Dallagnol], e que depois não provaram nada”, afirmou.

O presidente também questionou a condução das investigações e disse que empresas envolvidas em casos de corrupção poderiam continuar funcionando sem prejuízo aos trabalhadores.

“Quebraram muitas empresas, porque quando uma empresa pratica o ato de corrupção, você perde o nome da empresa e deixa a empresa gerando emprego. Mas aqui o objetivo era quebrar as empresas. A serviço de quem?”, declarou.

Veja Também

Lula cita atuação da imprensa

Durante a entrevista, Lula também criticou a cobertura feita por veículos de comunicação ao longo da operação. Segundo o presidente, parte da imprensa ajudou a ampliar a repercussão das acusações envolvendo a Lava Jato.

Ele afirmou ainda que não houve retratações públicas após mudanças no cenário judicial dos processos ligados à operação.

“Então, eu não vi ninguém pedir desculpa. Ninguém pede desculpa nesse país”, disse.

Ao falar sobre política e opinião pública, Lula afirmou que os próprios políticos têm responsabilidade sobre a forma como a população enxerga o tema.

“O povo não gosta de política. O povo é educado para gostar. E a responsabilidade é dos políticos”, afirmou.

Segundo o presidente, a atividade política precisa manter compromisso com a sociedade e com ações voltadas ao interesse público.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:05, 13 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marília Arraes, candidata ao Senado por Pernambuco
Agenda

Marília Arraes faz novo giro pelo Agreste e amplia mobilização da Frente Popular

Candidata ao Senado esteve em Orobó, Casinhas, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim ao lado de João Campos, Humberto Costa e lideranças da região

Ministros do STF.
Levantamento

Datafolha: 76% dos brasileiros afirmam que há poder excessivo no STF; maioria diz que não mudou voto após crise

O índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01833/2026.

Ministros Fachin e André Mendonça.
Decisão

STF: Fachin marca sessão sobre André Mendonça para 23 de setembro

Moraes havia solicitado que os dois casos fossem levados conjuntamente ao plenário, sob o argumento de que a análise separada poderia gerar decisões contraditórias e tumulto processual.

mais notícias

+

Newsletter