Pernambuco, 27 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula quer criar feriado nacional em data pouco conhecida; entenda o motivo

O presidente Lula afirma que esse fato não está presente nos livros didáticos nacionais, mas já é comemorado em um estado do Brasil.

Eduarda Queiroz

02 de julho de 2025 às 09:36   - Atualizado às 11:11

Lula quer criar feriado nacional em data pouco conhecida; entenda o motivo.

Lula quer criar feriado nacional em data pouco conhecida; entenda o motivo. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou para o Congresso Nacional na terça-feira, 1º de julho, um projeto de lei que institui 2 de julho como "Dia da Consolidação da Independência". O líder do Executivo comemorará a data em Salvador (BA), na quarta-feira, 2.

"É verdade que Dom Pedro fez o grito da independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente", elucida o presidente em vídeo publicado no seu perfil no X (antigo Twitter).

Lula afirma que esse fato não está presente nos livros didáticos nacionais.

"A aprovação deste projeto e a promulgação vai mostrar ao Brasil inteiro que, além de Dom Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa independência", complementa ele na gravação.

O dia 2 de julho é feriado estadual na Bahia. Na data, se celebra a independência do Estado, que ocorreu no ano de 1823. Neste dia, os baianos venceram definitivamente uma batalha contra as tropas portuguesas, que se iniciou em fevereiro de 1822.

Veja Também

As comemorações incluem um desfile militar, o presidente Lula marcou presença no evento nos últimos anos. No ano passado, o político já tinha afirmado que planejava tornar o dia celebrado na Bahia também como uma referência de todo o País, no entanto, a decisão ocorreu apenas neste ano.

"Tem a independência que foi o grito do imperador, que a gente nem sabe se deu o grito mesmo [...] Mas nós tivemos a verdadeira independência do Brasil, que foi o resultado final da expulsão dos últimos portugueses em 2 de julho em Salvador, na Bahia. Ali houve luta e houve mulheres heroínas. Muitas mulheres que lutaram para garantir a independência", disse o petista em 2024.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:48, 27 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

MPPE denuncia mulher suspeita de aplicar GOLPES ONLINE prometendo financiamento de veículos
Vereadores

MPPE cobra medidas contra antecipação irregular de eleições das Mesas Diretoras em Câmaras

O Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou que tais votações somente podem ser realizadas a partir do mês de outubro do segundo ano de mandato.

deputado federal Luciano Alves briga com garota de programa.
Vídeo

Deputado e assessora discutem com garota de programa após ela cobrar preço alto por sexo

A mulher teria solicitado R$ 3 mil, enquanto o parlamentar discordou do valor e xingou a prostituta.

Governadora Raquel Lyra ao lado da nova secretária de Desenvolvimento Econômico e com novos presidentes do Porto do Recife e Lafepe.
Mudança

Raquel nomeia Danielle Jar Souto como nova secretária de Desenvolvimento Econômico

A governadora anunciou também as novas presidências do Porto do Recife e do Lafepe, Wagner Augusto de Godoy Maciel e Thiago Ângelus Conceição Brandão, respectivamente.

mais notícias

+

Newsletter