Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

LULA CABRAL diz ter 'confiança na Justiça' ao falar sobre PROCESSOS que apuram desvios no CABOPREV

O deputado estadual é apontado como o principal responsável pelo desvio no fundo de previdência municipal. Outras 21 pessoas foram detidas durante operação.

Ricardo Lélis

23 de outubro de 2024 às 18:32   - Atualizado às 18:53

Deputado estadual Lula Cabral.

Deputado estadual Lula Cabral. Foto: Portal de Prefeitura

O deputado estadual Lula Cabral (Solidariedade), declarou que segue "com tranquilidade e plena confiança na Justiça" o progresso dos processos que investigam o desvio de R$ 92 milhões do CaboPrev em 2017.

A afirmação foi feita ao Jornal do Commercio na terça-feira, 22 de outubro, como resposta às acusações do presidente atual do CaboPrev, Albérico Rodrigues, que sugeriu a possibilidade de Cabral influenciar os processos relacionados ao desvio se for eleito prefeito a partir de 2025.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

"Ninguém mais do que o próprio Lula Cabral deseja a conclusão do processo, da forma mais rápida possível, para que a verdade seja restabelecida. Infelizmente o tema em questão segue sendo usado pelos adversários políticos de Lula numa absurda e criminosa campanha de fake news", disse a equipe jurídica do parlamentar, em comunicado.

No pleito de 6 de outubro, Lula Cabral obteve a maioria dos votos em Cabo de Santo Agostinho, totalizando 60.103 votos, porém sua eleição não foi oficializada devido à sua inelegibilidade, consequência da rejeição de suas contas pela Câmara Municipal em 2017, período em que foi prefeito.

Veja Também

Lula Cabral é apontado como o principal responsável pelo desvio no fundo de previdência municipal, e outras 21 pessoas foram detidas durante a operação.

Julgamento de Lula Cabral

O ministro Kassio Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está cotato para decidir sobre a impugnação da candidatura de Lula Cabral, recentemente eleito prefeito de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

Cabral obteve 46,6% dos votos em um município com 215 mil habitantes, superando seu principal oponente, o atual prefeito Keko do Armazém (PP).

A candidatura de Cabral foi impugnada em primeira instância pela Justiça Eleitoral devido à rejeição de suas contas durante um mandato anterior como prefeito, em 2017.

Após recorrer, ele recebeu um parecer favorável do Ministério Público Eleitoral, e o caso está agora sob revisão de Nunes Marques. Se a impugnação for mantida, será necessária a realização de novas eleições.

A decisão foi proferida no âmbito do agravo interno no recurso ordinário eleitoral, onde foi analisada a impugnação ao registro da candidatura, destacando a ausência de inelegibilidade conforme o artigo 1º, I, g, da Lei Complementar 64/1990.

A ementa da decisão destaca que não foi configurada a inelegibilidade, uma vez que não houve análise prévia do Tribunal de Contas sobre as contas do Chefe do Executivo Municipal.

A Procuradoria-Geral Eleitoral enfatizou que a ausência de um parecer técnico adequado inviabiliza a rejeição das contas, violando os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório. Assim, o TSE reafirmou que a rejeição das contas não pode ser feita com base em fatos não examinados pelo Tribunal de Contas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:50, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter