Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Kim Jong-Un, Putin e Dilma vão participar de desfile militar na China

O evento busca celebrar os 80 anos do fim da Segunda Guerra no Pacífico, e também deve reunir os líderes de Cuba, Belarus e Sérvia.

Cami Cardoso

30 de agosto de 2025 às 09:27   - Atualizado às 10:04

Kim Jong-Un, Putin e Dilma vão participar de desfile militar na China

Kim Jong-Un, Putin e Dilma vão participar de desfile militar na China Fotos: Divulgação

O presidente da China, Xi Jinping, irá receber no próximo dia 3 de setembro, em Pequim, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, além do líder da Coreia Popular, Kim Jong-un, e da ex-presidente Dilma Rousseff, em um desfile militar que celebra os 80 anos do fim da Segunda Guerra no Pacífico.

Também devem participar da solenidade líderes alinhados com China e Rússia, como Miguel Díaz-Canel, de Cuba, e Alexander Lukashenko, de Belarus, entre outros.

Entre os líderes europeus estarão o presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić, e o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, único representante da União Europeia no evento. Da região do Cáucaso, participarão o premiê da Armênia, Nikol Pashinyan, e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que recentemente selaram um acordo de paz após décadas de conflitos.

Representantes africanos, como os líderes da República Democrática do Congo e do Zimbábue, e de outros países do Sudeste Asiático, como Camboja, Vietnã, Laos, Indonésia e Malásia, também estarão presentes, já que a China busca reforçar sua influência nessas regiões.

Segundo a agência estatal Xinhua, o presidente chinês fará um discurso reforçando o papel de Pequim como protagonista na Ásia. Para garantir a segurança, as autoridades já implementaram bloqueios de tráfego, restrições ao transporte e aumento significativo do efetivo policial nas ruas.

O que foi a Segunda Guerra do Pacífico?

A Segunda Guerra do Pacífico, parte da Segunda Guerra Mundial, ocorreu entre 1937 e 1945, envolvendo principalmente o Japão e os países aliados, como Estados Unidos, China e Reino Unido. O conflito começou com a expansão militar japonesa na Ásia, incluindo a ocupação da China e de territórios do Sudeste Asiático. O ataque a Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, marcou a entrada dos Estados Unidos na guerra. A campanha culminou com a derrota do Japão após os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, encerrando oficialmente o conflito no Pacífico.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:07, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter