Pernambuco, 08 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vereadores acionam Justiça para anular a criação de cotas trans em Universidade Federal

A ação questiona a validade da resolução interna da instituição que definiu a política de reserva de vagas.

Ricardo Lélis

14 de março de 2026 às 15:59   - Atualizado às 16:11

Bandeira trans

Bandeira trans Foto: Arquivo/MDHC

Os vereadores Pablo Almeida (PL) e Uner Carvalho (PL), de Belo Horizonte, protocolaram uma Ação Popular na Justiça Federal com o objetivo de anular a criação de cotas para pessoas trans na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A ação questiona a validade da resolução interna da instituição que instituiu a política de reserva de vagas.

De acordo com Pablo Almeida, a criação de novos critérios de cotas em universidades federais não pode ocorrer por meio de decisões administrativas isoladas, devendo ser definida exclusivamente por meio de lei federal debatida e aprovada pelo Congresso Nacional.

O parlamentar sustenta a argumentação com base no princípio da legalidade, afirmando que a autonomia universitária não concede às instituições o poder de legislar sobre a distribuição de bens e recursos públicos.

"Autonomia universitária não significa poder para substituir o papel do legislador. Quando se trata de vagas em universidade pública, estamos falando de bem público, de recurso público e de critério que precisa respeitar a lei", afirmou Almeida.

Veja Também

O vereador também declarou que o Estado de Direito exige que cada instituição atue estritamente dentro dos limites estabelecidos pela Constituição. Segundo ele, o debate não se trata de opinião pessoal, mas de uma questão técnica e jurídica.

Ao recorrer ao Judiciário, Pablo Almeida afirma buscar o que define como “restabelecimento da legalidade” no processo de ingresso à universidade. O texto da ação também aponta que a democracia depende de regras claras e que a justiça não pode ser aplicada fora dos parâmetros legais vigentes.

Agora, o caso aguarda análise da Justiça Federal, que deverá avaliar se a UFMG possui competência administrativa para manter a política de cotas para pessoas trans ou se houve invasão de competência do Poder Legislativo.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:00, 08 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Decisão

Segunda Turma do STF tem maioria para manter afastamento de Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF

A sessão extraordinária da Segunda Turma foi convocada horas depois de Mendonça ter assinado a decisão de afastar Rodrigues e o delegado Leandro Almada, diretor de inteligência da PF.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Justiça

Gilmar Mendes pede vista e suspende julgamento sobre afastamento de Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF

A crise envolvendo integrantes do Supremo Tribunal Federal e a Polícia Federal ganhou força após André Mendonça retirar, em 1º de setembro, o sigilo de documentos de uma investigação .

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) e o  diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues.
Decisão

André Mendonça determina afastamento preventivo de Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal

O ministro também solicitou a convocação de uma sessão virtual extraordinária da Segunda Turma do STF para analisar e referendar a decisão ainda nesta terça-feira, 8 de setembro.

mais notícias

+

Newsletter