Pernambuco, 20 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Justiça absolve padre Airton Freire de acusação de estupro contra personal

Também foi absolvido o motorista Jailson Leonardo da Silva, apontado inicialmente como participante do suposto ato de violência sexual.

Ricardo Lélis

30 de março de 2026 às 18:21   - Atualizado às 18:21

Padre Airton Freire.

Padre Airton Freire. Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) absolveu, nesta segunda-feira (30), o padre Airton Freire da acusação de estupro apresentada pela personal stylist Silvia Tavares de Souza. 

De acordo com a defesa, a decisão foi proferida pelo juiz Felipe Marinho dos Santos, da Vara Única de Buíque, que concluiu que as provas periciais reunidas durante a investigação não sustentam a versão da denunciante, o que inviabilizou a comprovação do crime.

Também foi absolvido o motorista Jailson Leonardo da Silva, apontado inicialmente como participante do suposto ato de violência sexual.

Os dois estavam presos desde 2023, quando o caso veio à tona. Com a sentença, a prisão preventiva do padre foi revogada. O processo segue sob segredo de Justiça.

Segundo a defesa, a decisão judicial se baseou em elementos técnicos produzidos pela Polícia Civil e pelo Ministério Público ao longo da instrução processual. Em nota, a advogada Mariana Carvalho afirmou que os dados periciais evidenciaram inconsistências entre os relatos da acusadora nos autos e declarações públicas.

Veja Também

O padre Airton Freire estava em prisão domiciliar desde julho de 2023. A defesa ressaltou que a sentença reconheceu a ausência de provas suficientes para sustentar a acusação, embora os detalhes da decisão não tenham sido divulgados devido ao sigilo judicial.

Relembre o caso

O padre Airton Freire, da Fundação Terra, foi preso em julho de 2023, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. A personal stylist Silvia Tavares de Souza acusa o sacerdote de participar de um estupro sobre o qual denunciou ter sido vítima, em agosto de 2022. 

Em maio de 2023, ela foi ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife, para pedir a conclusão da investigação do caso. 

Duas denúncias de estupro e outros crimes sexuais contra o padre Airton Freire e funcionários na Fundação Terra foram acolhidas pela Justiça. Como resultado, eles passaram à condição de réus e enfrentaram um processo judicial. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:16, 20 Set

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Homem preso.
Julgamento

Justiça condena homem a 38 anos de prisão por feminicídio e homicídio no Sertão de Pernambuco

Júri considerou réu culpado pelas mortes de uma mulher e de um homem em Santa Filomena, no município de Ouricuri.

Ex-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Milton Leite (União).
Decisão

Justiça mantém ex-presidente da Câmara de São Paulo preso em investigação por elo com PCC

O ex-vereador teve pico de pressão alta pouco antes da audiência de custódia e foi atendido no próprio fórum.

Violência contra mulher
Exigência

Condenados por violência doméstica terão de passar por reabilitação obrigatória, decide STJ

De acordo com o MPRJ, a participação obrigatória de agressores em grupos reflexivos, prevista na Lei Maria da Penha, tem como objetivo reduzir a reincidência e fortalecer a proteção às vítimas.

mais notícias

+

Newsletter