Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Justiça absolve ex-secretário Pedro Eurico, das acusações de estupro de sua ex-esposa; relembre caso

Em dezembro de 2021, a economista aposentada Maria Eduarda, revelou publicamente várias denúncias de agressões físicas e psicológicas, além de abusos sexuais: "ele cuspia em mim".

10 de abril de 2025 às 06:28   - Atualizado às 06:31

Justiça absolve ex-secretário Pedro Eurico, das acusações de estupro de sua ex-esposa; relembre caso

Justiça absolve ex-secretário Pedro Eurico, das acusações de estupro de sua ex-esposa; relembre caso Foto: Divulgação/Arte Portal de Prefeitura

A Justiça absolveu Pedro Eurico, ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco na gestão do ex-governador Paulo Câmara (PSB), das acusações de estupro de sua ex-esposa, Maria Eduarda de Carvalho, com quem manteve um relacionamento por 25 anos.

A absolvição, segundo matéria publicada pelo Diário de Pernambuco, aconteceu na terça-feira, 8 de abril, por unanimidade pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Os três desembargadores entenderam que não havia prova para condenação, e concordaram com a sentença que já havia sido dada pela juíza Ana Veras, da vara de violência contra a mulher do Recife. Esta decisão não se refere ao processo em que o ex-secretário foi condenado a mais de um ano de prisão por perseguição, violência psicológica e por descumprir medida protetiva contra a ex-esposa.

Participaram do julgamento os desembargadores Isaías Andrade Lins Neto, Mauro Alencar e Daisy Andrade Costa Pereira. Pela defesa de Pedro Eurico, falou a advogada Carolina Amorim, sócia do escritório Rigueira, Amorim, Caribé e Leitão.

Em dezembro de 2021, a ex-companheira decidiu tornar pública o que passava durante a relação com Pedro Eurico, que com a forte repercussão, apresentou o pedido de exoneração do cargo, que ocupava há seis anos, ao então governador Paulo Câmara (PSB).  Entre as denúncias estão as de agressões e ameaças, além violência física e psicológica. 

A economista aposentada Maria Eduarda Marques de Carvalho apresentou denúncias contra o ex-marido, em entrevista exclusiva ao Fantástico para todo o Brasil, exibida no dia 12 de dezembro de 2021, ela afirma que foi vítima de estupros recorrentes e contou detalhes da rotina de agressões: "ele cuspia em mim".

Na primeira vez que falou à TV Globo, sobre o casso, Maria Eduarda já tinha relatado algumas agressões físicas e psicológicas.

“Ele batia, dava murro, dava chute. A vida inteira. Ele sempre me bateu”, declarou.

A economista disse, apresentou para a emissora de tv uma série de provas contra o ex-marido. Um deles é um áudio em que Pedro Eurico faz ameaças de morte à ex-esposa.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Relembre o caso

As primeiras denúncias de Maria Eduarda contra o ex-secretário surgiram em dezembro de 2012, quando ela alegou que sofreu agressões físicas e psicológicas durante o relacionamento. Segundo a economista, Pedro Eurico a ameaçou de morte ao longo dos 25 anos que passaram juntos. 

Maria Eduarda registrou, neste período, dez boletins de ocorrência, sendo o primeiro em  2000, antes do casamento. Naquele dia, a economista afirmou que Pedro Eurico tinha entrado na casa dela portando uma arma e a ameaçando. Exames feitos no Instituto de Medicina Legal apontaram lesão provocada por instrumento contundente.

Pedro Eurico

Pedro Eurico de Barros e Silva é advogado, foi eleito vereador do Recife em 1984 e deputado estadual, cargo que manteve até 2010. Ele foi titular da Secretaria de Habitação no segundo governo Miguel Arraes e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), entre 1995 e 1996. Também atuou como secretário da Criança e da Juventude do governo de Eduardo Campos e como secretário de Justiça e Direitos Humanos de Paulo Câmara. Quando estava à frente do sistema penitenciário de Pernambuco, em 2016, chegou a dizer que se comunicava com detentos pelo celular.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:18, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro do STF, Flávio Dino
Processo

TJSP vai ao STF para anular decisão de Dino que suspende penduricalhos acima do teto

No recurso, o tribunal alegou que o pagamento não pode ser suspenso antes de o Congresso aprovar regras para definir quais verbas indenizatórias podem ser admissíveis

médico ortopedista Lucas Saldanha Ortiz.
Punição

Justiça condena médico que cobrava até R$ 200 por cirurgias gratuitas do SUS

Muitos pacientes sequer tinham condições de arcar com os valores cobrados e contraíram dívidas para fazerem os pagamentos pleiteados, diz o Ministério Público na denúncia.

Carla Zambelli.
Rejeitado

Justiça da Itália nega pedido de Zambelli para troca de juízes que vão analisar extradição

Após ter sido adiado quatro vezes, o julgamento que vai decidir sobre a medida deve ocorrer nesta quarta-feira, 11 de fevereiro.

mais notícias

+

Newsletter