Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Janja pede regulação das redes sociais após menina de 8 anos morrer por desafio do desodorante

Sarah Raíssa faleceu no domingo, 13 de abril, ao inalar o produto aerossol durante um desafio promovido pela internet.

Gabriel Alves

17 de abril de 2025 às 16:59   - Atualizado às 17:49

Janja da SIlva.

Janja da SIlva. Foto: Antonio Cruz

A primeira-dama Janja da Silva cobrou urgência na regulamentação das redes sociais após a morte de Sarah Raissa Pereira de Castro, de 8 anos, no Distrito Federal. A menina faleceu no domingo, 13 de abril, ao inalar desodorante aerossol durante um desafio promovido pela internet. Janja se manifestou sobre o caso por meio de uma publicação no Instagram na última terça-feira (15).

"Ela morreu devido a um desafio ignorante, feito pelas redes sociais. A gente precisa pensar e repensar que mundo é esse que a gente está construindo. A gente tem uma série de temas importantes que precisam de votação no Congresso Nacional. Mas tem esse que é urgente, urgentíssimo: a regulamentação das redes sociais", afirmou a primeira-dama.

Segundo a tia de Sarah, o desafio circulava na rede social TikTok e incentivava crianças e adolescentes a inalar desodorante spray pelo maior tempo possível.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga o caso por meio da 15ª Delegacia de Polícia. O delegado Ataliba Neto abriu um inquérito para apurar as circunstâncias da morte e identificar possíveis responsáveis pela divulgação do chamado “desafio do desodorante”.

A criança deu entrada em um hospital público na quinta-feira (10) com parada cardiorrespiratória. Equipes médicas tentaram reanimá-la por cerca de 60 minutos, mas ela não apresentou reflexos. A equipe médica constatou morte cerebral no mesmo dia e, no domingo (13), confirmou oficialmente o óbito após uma série de exames.

Veja Também

Prisão para responsável

A trend viral do "Desafio do Desodorante", nas redes sociais, ceifou a vida de duas garotas, Brenda Sophia Melo de Santana, de 11 anos, no dia 9 de março, no Agreste de Pernambuco e, a mais recente, Sarah Raíssa Pereira de Castro, 8 anos, no Distrito Federal, após inalarem o gás de desodorante aerossol.

O delegado-chefe da 15ª DP, João Ataliba Neto, afirma que o responsável pela publicação do desafio poderá responder pelo crime de homicídio duplamente qualificado (através de meio que pode causar perigo comum e por ter sido praticado contra menor de 14 anos de idade), cuja pena pode alcançar os 30 anos de prisão.

“Se ficar comprovado que ela acessou isso, a rede social por meio da qual ela assistiu ao vídeo também será oficiada, para que consigamos mais informações acerca do criador das imagens”, disse o delegado-adjunto Walber Lima.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:52, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter