16 de abril de 2025 às 12:31 - Atualizado às 13:05
Desafio do Desodorante: spray e menina Sarah que faleceu ao inalar produto. Fotos: Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura
O acesso a redes sociais por crianças e adolescentes é um risco que precisa ser combatido. Maria Pereira, 30 anos, viveu o lado mais trágico que as falhas no controle da distribuição de conteúdo on-line podem trazer. A filha Sarah Raíssa Pereira, de apenas 8 anos, inalou desodorante em spray ao tentar cumprir o chamado "Desafio do desodorante", veiculado nas redes sociais. O Correio Braziliense ouviu a família da vítima.
"O que eu deixo para outras mães é que, independentemente de horário ou controle, uma criança não deve ter acesso a telas. Elas não têm maturidade para entender o perigo que pode estar ali", comentou Maria ao Correio Braziliense, em lágrimas.
O "desafio" consiste em incentivar os usuários de redes sociais a inalar o aerossol pelo máximo de tempo possível, o que pode levar à morte. Para além da tragédia, o caso escancarou uma realidade que muitos insistem em ignorar: a infância está sendo atravessada por conteúdos que não foram feitos para crianças.
Sarah teve uma parada cardiorrespiratória. Os médicos tentaram reanimá-la por cerca de 60 minutos, mas ela não resistiu. O quadro evoluiu para morte encefálica, e a morte foi confirmada pela equipe médica no último sábado, 12 de abril.
Uma menina identificada como Brenda Sophia Melo de Santana, de 11 anos, morreu no dia 9 de março, em Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco, após inalar desodorante aerossol. Segundo a família, a tragédia aconteceu depois de um desafio.
O pai de Brenda a encontrou desacordada na cama, enrolada em um lençol e segurando um frasco de desodorante.
Imediatamente, ele a levou para o Hospital Municipal Dr. Miguel Arraes, onde ela chegou por volta das 16h24. No entanto, a menina já estava inconsciente e em parada cardiorrespiratória.
A equipe médica tentou reanimá-la por aproximadamente 40 minutos, mas não conseguiu reverter o quadro. Os profissionais ainda identificaram um material esbranquiçado cobrindo sua língua.
A Prefeitura de Bom Jardim informou que a morte de Brenda ocorreu por “possível inalação, por via oral, de desodorante aerossol". O caso serve de alerta para os perigos de desafios virais que circulam entre crianças e adolescentes.
Em entrevista ao blog de Adielson Galvão, o pai da menina afirmou que ela não possuía um celular próprio e que nunca desconfiou que pudesse participar de um desafio como esse.
A polícia levou o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru para realizar perícias e o liberou para os parentes. A Polícia Civil registrou o caso como “morte a esclarecer” e informou que iniciou uma investigação e que diligências seguem até o esclarecimento do caso.
Da redação do Portal com informações do Correio Braziliense.
1
2
3
21:39, 23 Abr
28
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo Adrielly, o médico responsável pelo atendimento foi quem percebeu a relação com o procedimento estético.
O parlamentar, Otoni de Paula (MDB-RJ), falou sobre o assunto durante uma entrevista recente.
Os russos comemoram 80 anos do "Dia da Vitória", quando celebram a vitória da União Soviética sobre a Alemanha na segunda guerra mundial.
mais notícias
+