Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Janja é alvo de críticas e queixas pela corte do STF, diz colunista

A coluna ouviu magistrados, que classificaram as decisões importantes de Lula como solitárias e divididas somente com a Primeira-Dama.

25 de fevereiro de 2025 às 17:00   - Atualizado às 17:30

Janja da Silva

Janja da Silva Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil / CP

A Primeira-Dama, Janja da Silva, tem sido alvo de diversas críticas no Governo Lula. Ela também teria se tornado alvo de queixas entre ministros da corte do Supremo Tribunal Federal (STF).

A propósito, os magistrados estariam apontando que a primeira-dama dificulta a imagem do presidente da república.

Veja Também

Sendo assim, a coluna de Bela Megale, do jornal O Globo, de onde saem as informações, ouviu quatro ministros do STF.

A colunista, os ministros classificaram que decisões importantes do presidente são em demasiado solitárias e divididas somente com Janja.

Na Corte, magistrados estariam apontando que Janja dificulta o acesso ao petista por parte daqueles que podem trazer uma visão mais realista sobre a gestão.

Os ministros teriam afirmado que o presidente Lula costuma ser mais aberto a temas sensíveis e econômicos do que Janja. Para eles, Janja teria um ponto de vista “um pouco dogmática” que influencia o Chefe de Estado.

Além disso, existe uma ala de ministros que defende que Lula deve fazer mais acenos à direita para recuperar a popularidade.

Entretanto, os ministros acreditam ainda que Lula deveria trazer mais participantes de centro na reforma ministerial e fazer um “choque de gestão” nas áreas econômica e de segurança pública.

Lula e Janja

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu neste sábado, 22 de fevereiro, a primeira-dama Janja da Silva sobre as críticas que recebe de que se intrometeria no governo.

"Ah, porque a Janja se intromete no governo'. Graças a Deus, eu tenho uma mulher com quem eu converso de política. Graças a Deus ela não é uma pessoa que tem medo de falar com o marido. Lá em casa, foi assim com a Marisa e é assim com ela. Cada uma fala o que quiser, na hora que quiser. Eu não sou obrigado a concordar, mas, se discordar também, tenho que perder alguns debates", concluiu Lula.

Segundo ele, os críticos de seu governo começaram a criticar a primeira-dama com o objetivo de atingi-lo. Em discurso na festa de 45 anos do PT, no Rio, Lula acenou a Janja para que ela siga atuante.

"A Janja agora é a bola da vez. Agora, para me atingir, eles começam a atacar a Janja. E eu digo sempre a ela: você tem duas opções. Ou você para de fazer o que você gosta, eles vão parar de te incomodar, ou você continua falando até eles perceberem que não vão mudar a tua ideologia, não vão mudar o teu pensamento. Isso é uma guerra", disse Lula.

A influência de Janja sobre o presidente incomoda aliados do petista e é criticada nos bastidores desde a campanha eleitoral de 2022. 

O tema voltou à tona recentemente devido a carta escrita pelo advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay. 

No texto, ele afirma que Lula está isolado e capturado, sem conversar com vários políticos. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:20, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter