A coluna ouviu magistrados, que classificaram as decisões importantes de Lula como solitárias e divididas somente com a Primeira-Dama.
25 de fevereiro de 2025 às 17:00 - Atualizado às 17:30
Janja da Silva Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil / CP
A Primeira-Dama, Janja da Silva, tem sido alvo de diversas críticas no Governo Lula. Ela também teria se tornado alvo de queixas entre ministros da corte do Supremo Tribunal Federal (STF).
A propósito, os magistrados estariam apontando que a primeira-dama dificulta a imagem do presidente da república.
Sendo assim, a coluna de Bela Megale, do jornal O Globo, de onde saem as informações, ouviu quatro ministros do STF.
A colunista, os ministros classificaram que decisões importantes do presidente são em demasiado solitárias e divididas somente com Janja.
Na Corte, magistrados estariam apontando que Janja dificulta o acesso ao petista por parte daqueles que podem trazer uma visão mais realista sobre a gestão.
Os ministros teriam afirmado que o presidente Lula costuma ser mais aberto a temas sensíveis e econômicos do que Janja. Para eles, Janja teria um ponto de vista “um pouco dogmática” que influencia o Chefe de Estado.
Além disso, existe uma ala de ministros que defende que Lula deve fazer mais acenos à direita para recuperar a popularidade.
Entretanto, os ministros acreditam ainda que Lula deveria trazer mais participantes de centro na reforma ministerial e fazer um “choque de gestão” nas áreas econômica e de segurança pública.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu neste sábado, 22 de fevereiro, a primeira-dama Janja da Silva sobre as críticas que recebe de que se intrometeria no governo.
"Ah, porque a Janja se intromete no governo'. Graças a Deus, eu tenho uma mulher com quem eu converso de política. Graças a Deus ela não é uma pessoa que tem medo de falar com o marido. Lá em casa, foi assim com a Marisa e é assim com ela. Cada uma fala o que quiser, na hora que quiser. Eu não sou obrigado a concordar, mas, se discordar também, tenho que perder alguns debates", concluiu Lula.
Segundo ele, os críticos de seu governo começaram a criticar a primeira-dama com o objetivo de atingi-lo. Em discurso na festa de 45 anos do PT, no Rio, Lula acenou a Janja para que ela siga atuante.
"A Janja agora é a bola da vez. Agora, para me atingir, eles começam a atacar a Janja. E eu digo sempre a ela: você tem duas opções. Ou você para de fazer o que você gosta, eles vão parar de te incomodar, ou você continua falando até eles perceberem que não vão mudar a tua ideologia, não vão mudar o teu pensamento. Isso é uma guerra", disse Lula.
A influência de Janja sobre o presidente incomoda aliados do petista e é criticada nos bastidores desde a campanha eleitoral de 2022.
O tema voltou à tona recentemente devido a carta escrita pelo advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay.
No texto, ele afirma que Lula está isolado e capturado, sem conversar com vários políticos.
2
20:20, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+