Pernambuco, 15 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem

Bastidores da Política

Irã ordena ataques a Israel em resposta à morte de Haniyeh

Tanto o Hamas quanto o governo iraniano acusam Israel pelo ataque, embora o governo israelense não confirme nem negue envolvimento.

01 de agosto de 2024 às 15:16   - Atualizado às 15:23

Reprodução X

Reprodução X Reprodução X

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, emitiu uma ordem para ataques diretos a Israel em retaliação pela morte de Ismail Haniyeh, líder do Hamas, ocorrida em Teerã. A informação foi confirmada por três autoridades iranianas ao The New York Times.

De acordo com fontes anônimas, incluindo membros da Guarda Revolucionária do Irã, a ordem foi dada durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional na quarta-feira, 31, logo após a confirmação do falecimento de Haniyeh.

Haniyeh estava em Teerã para a posse do novo presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, quando foi morto. Tanto o Hamas quanto o governo iraniano acusam Israel pelo ataque, embora o governo israelense não confirme nem negue envolvimento.

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, comentou que Israel “desferiu golpes devastadores” contra seus inimigos, referindo-se ao ataque que matou o comandante do Hezbollah, Fuad Shukr, que havia sido apontado como responsável por um ataque que resultou na morte de 12 crianças nas Colinas do Golã. No entanto, Netanyahu não mencionou especificamente Ismail Haniyeh.

“Acertamos nossas contas com Mohsen e acertaremos nossas contas com qualquer pessoa que nos faça mal”, afirmou Netanyahu, referindo-se ao nome de guerra de Shukr. “Qualquer um que mate nossas crianças, qualquer um que assassine nossos cidadãos, qualquer um que faça mal ao nosso país, sua cabeça tem um preço.”

O Irã apoia o Hamas na Faixa de Gaza, o Hezbollah no Líbano e outros grupos rebeldes no chamado “Eixo da Resistência”. Embora busque evitar um conflito direto com Israel, o regime iraniano tem intensificado a pressão através de ataques por procuração.

Em abril, Teerã lançou um ataque sem precedentes a Israel com mísseis e drones em resposta ao ataque israelense que matou comandantes iranianos no prédio consular em Damasco, Síria. A retaliação foi amplamente interceptada e causou poucos danos.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

01:18, 15 Ago

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Dinheiro
Acordo

SENADO aprova projeto de RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS dos Estados com a União

Como contrapartida, o governo federal propôs que fossem feitos investimentos em áreas tratadas como fundamentais, prioritariamente o ensino médio técnico. A proposta segue para a Câmara dos Deputados.

Deputado federal Lula da Fonte (PP-PE)
Responsabilidade

LULA da Fonte vai relatar MP do enfrentamento da CALAMIDADE pública no RS

A Medida Provisória 1.248 aloca R$ 1,4 bilhão para recuperação do estado que ficou devastado após fortes chuvas em maio deste ano.

Ministro Alexandre de Moraes.
Resposta

Alexandre de Moraes: "Seria esquizofrênico eu, como presidente do TSE, me auto-oficiar"

O ministro afirmou, ainda, que todos os procedimentos foram realizados no âmbito de investigações já existentes, principalmente nos inquéritos das fake news e das milícias digitais.

mais notícias

+