Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Humberto Costa tem 60 dias para convocar nova reunião nacional do PT e realizar eleição direta

Em julho, o partido vai definir a renovação das direções do partido nas esferas municipal, estadual e nacional.

08 de março de 2025 às 23:13   - Atualizado às 23:55

Gleisi Hoffmann e Humberto Costa

Gleisi Hoffmann e Humberto Costa Foto: Roberto Stuckert Filho

Com o anúncio do afastamento de Gleisi Hoffmann da presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), a Comissão Executiva Nacional definiu em reunião, nesta sexta-feira (7), o nome de Humberto Costa para o comando interino da legenda.

Em julho, o partido realizará o Processo de Eleição Direta (PED) 2025, que irá definir a renovação das direções do partido nas esferas municipal, estadual e nacional.

De acordo com o estatuto do partido, em casos de vacância na presidência, um dos vice-presidentes deve assumir o cargo interinamente. Humberto Costa, um dos cinco atuais vice-presidentes, foi o nome indicado para ocupar o cargo.

O senador terá 60 dias para convocar uma reunião interna do Diretório Nacional para confirmar o nome, conforme o estatuto.

Gleisi tomará posse na próxima segunda-feira (10) como ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Emocionada, a futura ministra agradeceu o apoio dos correligionários do Diretório Nacional e da militância nos oito anos em que comandou o PT.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Portal de Prefeitura (@portaldeprefeitura)

Veja Também

Gleisi mencionou o papel da militância na trajetória de luta do partido.

“A militância é a força viva desse partido, senão nós seríamos como qualquer outro partido. Estaríamos lá no institucional, disputando eleições, tendo nossa bancada, falando, mas não teríamos essa alma, que é o que faz a diferença do PT”, festejou.

Os membros da Executiva aproveitaram a oportunidade para agradecer a Gleisi Hoffmann por sua liderança, com destaque para seu papel durante a prisão do presidente Lula.

O senador e presidente interino do PT Humberto Costa (PT-PE) assinalou que Gleisi enfrentou um dos mais turbulentos períodos do PT.

“O seu mandato marcou a história do PT, não tenha dúvida”, observou Costa. “Não só pelo fato de você ser uma mulher, mas pelo fato de que você, como diz Paulinho da Viola, no temporal, a gente tem que ir navegando devagar, mas com firmeza, né? E você foi muito importante na resistência aos ataques que o PT sofreu”, comentou.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:10, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter