Pesquisa para o Senador Federal. Foto: Portal de Prefeitura
O senador Humberto Costa (PT) aparece na liderança da disputa para o Senado em Pernambuco, segundo pesquisa do instituto Opinião contratada pelo Blog do Magno. O petista registra 30,1% das intenções de voto. O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) vem logo atrás, com 24,6%. Como nas eleições de 2026 serão eleitos dois senadores, ambos garantiriam uma vaga se a eleição fosse hoje.
O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), aparece na terceira colocação, com 23,7%. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), surge em seguida, com 14,5%. O ex-ministro Gilson Machado (PL) registra 6,9%, enquanto o senador Fernando Dueire (MDB) tem apenas 3,5%.
A pesquisa também testou um cenário em que o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), substitui Gilson Machado. Nesse caso, Anderson alcança 15,1% e ultrapassa Silvio Costa Filho. O levantamento incluiu ainda o deputado estadual Coronel Alberto Feitosa (PL) como opção, o parlamentar registrou apenas 4,1%.
O levantamento ocorreu entre os dias 19 e 22 deste mês e entrevistou 2 mil eleitores em 80 municípios pernambucanos. A pesquisa adotou a técnica de Survey, baseada na aplicação de questionários estruturados e padronizados com entrevistas presenciais. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95,5%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
O instituto Opinião avaliou também o desempenho do ex-senador Armando Monteiro Neto. Ele aparece com 17,4%.
Na modalidade espontânea, em que o eleitor responde sem auxílio de uma lista de nomes, Humberto Costa lidera com 4,7%. Miguel Coelho aparece na sequência, com 2,9%. O atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), registra 1%, seguido por Anderson Ferreira, com 0,8%. Eduardo da Fonte aparece com 0,7%, enquanto Armando Monteiro e Marília Arraes registram 0,6% cada. Silvio Costa Filho fecha a lista, com 0,2%. Neste cenário, o percentual de eleitores indecisos sobe para 76,6%, enquanto brancos e nulos somam 9,3%.
4
15:00, 29 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar classificou como vergonhosa a proposta apresentada pela gestão: um reajuste de apenas 1% em janeiro, seguido de 0,5% em julho.
O 8º Congresso da Amupe, contou com a presença da Caravana Federativa e de representantes do Governo do Estado.
Para o partido, o muro de 40 metros de comprimento e 2,5 metros de altura viola direitos fundamentais.
mais notícias
+