Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Humberto Costa critica Israel: "Não se trata de uma guerra, mas de um genocídio premeditado"

O senador também destacou que até mesmo ex-líderes israelenses já reconheceram crimes cometidos pelo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Cami Cardoso

02 de agosto de 2025 às 13:24   - Atualizado às 14:10

Humberto Costa critica Israel: "Não se trata de uma guerra, mas de um genocídio premeditado"

Humberto Costa critica Israel: "Não se trata de uma guerra, mas de um genocídio premeditado" Foto: Roberto Stuckert Filho

O senador Humberto Costa (PT) discursou durante o Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores, realizado na sexta-feira, 1º de agosto. Durante sua fala, o parlamentar leu a carta do PT em apoio à causa palestina, manifestou solidariedade ao povo palestino e classificou as investidas de Israel como um "genocídio premeditado".

Para Humberto, é inaceitável a omissão diante da morte de milhares de crianças durante os bombardeios, além das vítimas da fome e das doenças provocadas pelo bloqueio de impostos. O senador também criticou o apoio internacional ao complexo industrial-militar de Israel e ressaltou que até mesmo ex-líderes israelenses já reconheceram crimes cometidos pelo governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Confira o vídeo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Leia a carta completa 

Em defesa do povo palestino

Não é possível virar os olhos às mortes de crianças em Gaza pelos bombardeios de Israel há mais de 20 meses, e agora pela fome e doenças produzidas pelo bloqueio israelense. São crianças, um terço dos 55 mil palestinos mortos em Gaza e na Cisjordânia.

No último dia 5 de junho de 2025, o presidente Lula declarou que, na região, não se trata de uma guerra, mas de “um genocídio premeditado”. Todavia, ainda há no mundo inteiro quem compre, venda e subsidie o complexo industrial-militar de Israel, como se isso fosse normal.

O governo de Benjamin Netanyahu é acusado de “crimes de guerra” até por ex-embaixadores e ex-primeiros-ministros israelenses. Os crimes agora incluem assassinar civis desarmados e famintos, que buscam auxílio humanitária e recebem balas e bombas.

Por tudo isto, a militância presente ao Encontro nacional do Partido dos Trabalhadores declara sua irrestrita solidariedade ao povo palestino. E endossa a moção assinada em Porto Alegre pelos quatro candidatos à presidente do PT no PED 2025: de acordo com os compromissos históricos do PT que todos reivindicamos, endossamos a nota do Conselho Nacional de Direitos Humanos de 6 de junho de 2025, e solicitamos ao presidente Lula para que intervenha em favor da suspensão de relações diplomáticas e comerciais com o governo de Netanyahu.

Viva o povo Palestino! 

Brasília, 1 de agosto de 2026

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:46, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter