Senador Humberto Costa. Arte: Portal de Prefeitura
O senador Humberto Costa (PT-PE) se manifestou nas redes sociais contra a escala 6x1 de trabalho, modelo que prevê seis dias de trabalho para um de descanso.
Em publicação recente, ele classificou a jornada como uma “espoliação desumana do trabalhador” e lamentou que, mesmo diante das críticas, 70% dos deputados federais sejam contra a proposta que visa extingui-la.
A fala do senador foi acompanhada de uma imagem de protesto popular contra o regime. Na foto, trabalhadores seguram faixas com mensagens como “Não à escala 6x1” e “Pela vida além do trabalho”, numa reivindicação por mais tempo livre e qualidade de vida.
Apesar de ainda não ter sido votada no Congresso, a proposta que discute o fim da escala 6x1 já movimenta parlamentares e trabalhadores de diferentes setores.
A escala 6x1 é permitida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e é comum em setores como comércio e serviços. Sindicatos e especialistas apontam que o regime contribui para o desgaste físico e mental dos trabalhadores e para o comprometimento da saúde e do convívio social.
Mesmo sendo aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os senadores pernambucanos Humberto Costa e Teresa Leitão, ambos do PT, votaram a favor da derrubada do veto presidencial que resgatou subsídios bilionários para setores da indústria, uma medida que, segundo estimativas da Associação dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace), pode gerar um custo adicional de até R$ 197 bilhões na conta de luz dos brasileiros até 2050.
A decisão dos dois petistas segue uma movimentação que surpreendeu até mesmo parte da base do governo. Isso porque, apesar de o veto ter sido imposto por Lula, o próprio Partido dos Trabalhadores liderou o movimento para derrubá-lo.
No Senado, sete parlamentares do PT votaram contra o veto. Na Câmara, o partido foi quem mais votou pela rejeição, com 63 votos.
O que chama atenção é que a decisão ocorre justamente no momento em que o governo defende a redução da tarifa de energia, especialmente para famílias de baixa renda.
A contradição ficou evidente e foi rapidamente explorada até por aliados, como o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).
“Num dia, Lula propõe zerar a conta de luz. No outro, sua base no Congresso vota para aumentá-la. Essa é a realidade do Brasil hoje”, criticou.
Humberto Costa e Teresa Leitão optaram por se alinhar ao posicionamento do Congresso, contrariando uma decisão do próprio presidente Lula, de quem são aliados históricos.
Veja lista de como os senadores votaram:
48 votaram pela derrubada do veto:
12 votaram pela manutenção do veto:
2
20:09, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+