Pernambuco, 06 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Hugo Motta anuncia Reginaldo Lopes para presidir comissão que vai analisar fim da "taxa das blusinhas"

A MP suspende a cobrança do imposto federal de importação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50. O texto tem que ser votado ainda em setembro, do contrário perderá a validade. 

Redação

27 de agosto de 2026 às 11:12   - Atualizado às 11:13

Fotos: Mário Agra/Câmara dos Deputados, Reprodução e Divulgação/PT

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quarta-feira, 26 de agosto, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) como presidente da comissão mista que vai analisar a Medida Provisória 1357/26, que a acaba com a chamada taxa das blusinhas. 

O anúncio foi feito após almoço no Palácio da Alvorada, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

A MP suspende a cobrança do imposto federal de importação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50. O texto tem que ser votado ainda em setembro, do contrário perderá a validade. 

“Indiquei o deputado @ReginaldoLopes (PT/MG) para a Presidência da Comissão Mista que analisará a medida. A relatoria é de atribuição do Senado Federal. Em diálogo com os presidentes @LulaOficial e @davialcolumbre, acordamos votar a matéria na próxima semana. O fim da taxa é uma demanda da população e vai aliviar o bolso de milhões de brasileiros que compram pela internet”, escreveu Motta em uma rede social.

A MP deve ser votada no esforço concentrado do Congresso Nacional marcado para a próxima semana. Além do fim da taxa das blusinhas, na reunião desta quarta-feira foi acordada a votação de outras matérias. 

Veja Também

Os temas definidos foram : 

  • votação da Proposta de Emenda à Constituição 221/19 do fim da escala de trabalho 6X1;
  • PEC 18/25, da Segurança Pública; 
  • votação do Projeto de Lei 278/26, que estabelece o Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter (Redata); 
  • PL 2780/24, que estabelece a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos.

Após a reunião, Lula comemorou o acordo e disse que o entendimento do esforço concentrado, marcado para a semana de 31 de agosto a 4 de setembro, foca nas pautas prioritárias para a sociedade brasileira.

“O que é importante é que a gente tenha a dimensão do que é prioritário e votar essas coisas que vocês vão colocar na pauta é uma prioridade do povo brasileiro”, disse Lula ao final do almoço. 

* Colaborou Pedro Rafael Vilela

Agência Brasil 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:08, 06 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bets, site de apostas online, foram proibidos no Brasil.
Pedido

Governo recorre ao STF para manter MP que proíbe bets no País

Entre os argumentos usados pelas bets para pedir a suspensão da MP estão a ausência de estimativa de impacto orçamentário e financeiro da medida e violação à segurança jurídica.

Edilson Tavares.
Referência

Edilson Tavares supera 71 mil votos e amplia força política no Agreste de Pernambuco

Ex-prefeito de Toritama teve votação expressiva no Polo das Confecções e recebeu votos em quase todos os municípios pernambucanos.

Eleitor com deficiência.
Serviço

Eleições 2026: TRE-PE bate recorde no atendimentos de eleitores deficientes no 1º turno

Transporte gratuito foi realizado em 16 municípios, com 39 vans, três veículos de passeio e um micro-ônibus.

mais notícias

+

Newsletter