Pernambuco, 27 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Haddad acredita que o Brasil está em vantagem comparado a outros países com tarifaço de Trump

Segundo o ministro, esse "movimento brusco" tomado pelo republicano vai provocar algum desarranjo global, já que se trata de um "solavanco grande demais para não ter consequência". 

Eduarda Queiroz

09 de abril de 2025 às 15:20   - Atualizado às 15:20

Ministro Fernando Haddad.

Ministro Fernando Haddad. Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na terça-feira, 8 de abril, em São Paulo, que o Brasil está melhor posicionado que os demais países da América Latina para enfrentar as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump, nos Estados Unidos. 

“O Brasil tem reservas cambiais, tem um saldo comercial bastante robusto, está colhendo uma super safra. E está com uma taxa de juros alta e crescendo”, defendeu o ministro

Para Haddad, os graus de liberdade que as autoridades econômicas têm no Brasil não são comuns. "Não é este o caso de nenhum outro país latino-americano, por exemplo, incluindo o México”, completou.

Segundo o ministro, esse “movimento brusco” tomado por Trump vai provocar algum desarranjo global, já que se trata de um “solavanco grande demais para não ter consequência”. 

“Mas diante do incêndio, nós (do Brasil) estamos mais perto da porta de saída do que outros países”, comentou, ao participar do 11 Brazil Investment Forum, promovido pelo Bradesco BBI, na capital paulista. 

Veja Também

De acordo com Haddad, com essa guerra comercial, os bens produzidos no Brasil podem chegar mais baratos nos Estados Unidos, se comparados a produtos de outros países. Isso, segundo ele, pode fazer com que o país avance “no que eles importam hoje”.

No entanto, ressaltou, o Brasil não está imune aos impactos dessa guerra comercial principalmente porque a China é o principal parceiro comercial do Brasil. 

Para o ministro, ainda é cedo para fazer qualquer previsão sobre as consequências desse tarifaço. Por isso, ele ainda defende que o Brasil tenha prudência. 

“Essa escalada vai ter um momento de muita incerteza, mas a pior coisa que o Brasil pode fazer nesse momento é sair a campo sem a prudência diplomática que nós sempre tivemos de mediação e também de consideração da nossa situação frente a parceiros que estão comprando cada vez mais no Brasil”, ponderou.

“A sociedade vai ter que pensar como se portar diante desse fato disruptivo. Mas não é o momento de anunciar medidas”, concluiu.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:45, 27 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Relator da CPMI do INSS pede indiciamento de Lulinha e Vorcaro.
Relatório

CPMI do INSS: relator pede indiciamento de Lulinha, Vorcaro e mais 214 pessoas

O deputado indicou que o filho do presidente teria cometido os crimes de tráfico de influência, lavagem ou ocultação de bens e participação em corrupção passiva.

MPPE denuncia mulher suspeita de aplicar GOLPES ONLINE prometendo financiamento de veículos
Vereadores

MPPE cobra medidas contra antecipação irregular de eleições das Mesas Diretoras em Câmaras

O Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou que tais votações somente podem ser realizadas a partir do mês de outubro do segundo ano de mandato.

deputado federal Luciano Alves briga com garota de programa.
Vídeo

Deputado e assessora discutem com garota de programa após ela cobrar preço alto por sexo

A mulher teria solicitado R$ 3 mil, enquanto o parlamentar discordou do valor e xingou a prostituta.

mais notícias

+

Newsletter