Pernambuco, 11 de Julho de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Lula negocia com União Europeia para derrubar veto às carnes brasileiras

A expectativa é conseguir ao menos uma flexibilização da medida antes de sua entrada em vigor, prevista para setembro.

Ricardo Lélis

06 de junho de 2026 às 19:31   - Atualizado às 19:33

Presidente Lula.

Presidente Lula. Foto: Reprodução

O governo brasileiro intensificou as articulações diplomáticas junto à União Europeia para tentar reverter a decisão que prevê restringir importações de carne do Brasil sob a alegação de uso excessivo de antimicrobianos na pecuária.

Segundo fontes do Itamaraty, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, tratou do tema diretamente com o comissário de Comércio da União Europeia em conversa realizada na última quinta-feira (4).

A expectativa do governo é conseguir ao menos uma flexibilização da medida antes de sua entrada em vigor, prevista para setembro.

Paralelamente às negociações diplomáticas, o Ministério da Agricultura e representantes do setor produtivo trabalham na elaboração de soluções técnicas que atendam às exigências dos europeus. Entre as medidas discutidas estão a ampliação da transparência e a realização de visitas técnicas presenciais aos criadouros brasileiros.

O setor de proteína animal sustenta que a produção nacional atende aos padrões sanitários exigidos pelos mercados internacionais. O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, afirmou que não há problemas sanitários relacionados à carne brasileira.

Veja Também

De acordo com Santin, os controles já adotados pela cadeia produtiva são rigorosos, mas o segmento está disposto a reforçar mecanismos de fiscalização e monitoramento para preservar o acesso ao mercado europeu e evitar impactos nas exportações.

Carne vetada

A União Europeia decidiu retirar o Brasil da relação de países considerados em conformidade com as normas do bloco sobre o uso de antimicrobianos na produção animal. Com a medida, as exportações brasileiras de carne para os países europeus ficarão impedidas a partir de 3 de setembro deste ano. 

A decisão foi divulgada em documento publicado na sexta-feira, 5 de junho. Segundo a Comissão Europeia, o Brasil não forneceu as informações necessárias para comprovar que os produtos de origem animal exportados ao bloco atendem às exigências estabelecidas para o controle e utilização de antimicrobianos na pecuária.

Essas substâncias são utilizadas para prevenir e tratar doenças em animais e, em determinadas situações, também podem ser empregadas para estimular o crescimento dos rebanhos. A União Europeia vem adotando regras cada vez mais rígidas sobre o tema, com o objetivo de combater a resistência antimicrobiana e reforçar padrões de segurança alimentar.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:56, 11 Jul

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Reboques em protesto no Recife.
Contratação

Reboques foram alugados para transportar entulhos nos protestos em Recife, diz site

A movimentação teria provocado impactos na circulação de veículos em importantes vias da capital pernambucana durante os dias de protesto.

Raquel Lyra e Michele Collins.
Elogio

"Resultado do trabalho e dedicação", diz Michele Collins sobre crescimento de Raquel em pesquisa

A ex-diretora-presidente da Arena de Pernambuco também destacou que a boa relação da governadora com o segmento evangélico.

Lula com a camisa do Brasil.
Crítica

"Como os jogadores não se conversavam, caíram fora da Copa", diz Lula sobre a Seleção Brasileira

O presidente também criticou a presença de fotógrafos particulares acompanhando os atletas durante a competição

mais notícias

+

Newsletter