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SILVIO Costa Filho e TARCÍSIO de Freitas se reúnem para discutir obras de INFRAESTRUTURA de São Paulo

Entre os principais projetos apresentados, estão o túnel Santos-Guarujá, a avenida perimetral do Guarujá e a delegação do Porto de São Sebastião.

12 de julho de 2024 às 16:13   - Atualizado às 16:13

Silvio Costa Filho e Tarcísio de Freitas.

Silvio Costa Filho e Tarcísio de Freitas. Silvio Costa Filho e Tarcísio de Freitas.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reuniu com o Governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes nesta sexta-feira, 12 de julho, para tratar das atualizações das obras de infraestrutura do estado.

Entre os principais projetos apresentados, estão o túnel Santos-Guarujá, a avenida perimetral do Guarujá e a delegação do Porto de São Sebastião.

De acordo com o ministro Costa Filho, “as obras do PAC são fundamentais para o desenvolvimento do estado de São Paulo. É o Governo do presidente Lula trabalhando pelo Brasil, dialogando com todos os governadores para buscar investimentos e ações que possam melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro”.

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Com investimento previsto na ordem de R$ 6 bilhões, o túnel Santos-Guarujá, maior obra de infraestrutura do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai reduzir os custos da produção nacional para o mercado interno e elevar a competitividade do Brasil no exterior.

O tempo de travessia entre Santos e Guarujá caíra de cerca de 1 hora para menos de 5 minutos, levando mais qualidade de vida e mobilidade para os moradores.

Hoje, cerca de 21 mil veículos atravessam diariamente as duas alças, seja utilizando barcos ou balsas, além de 15 mil ciclistas e pedestres.

A obra para o novo trecho da Avenida Perimetral da Margem Esquerda, no Guarujá, uma obra aguardada há décadas pela comunidade portuária e moradores da região, está em fase de análise de projetos base, seguindo os trâmites do edital.

O projeto consiste na complementação do Sistema Viário Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos, promovendo a segregação e a racionalização do tráfego de veículos pesados, provenientes, principalmente, das atividades portuárias.

Além da adequação do traçado das Avenidas Santos Dumont e Perimetral, prevê adequação de de passeios e ciclovias, implantação de dispositivos de conexão viária e adequações hidráulicas, elétricas, bem como sinalização rodoviária.

Além desses projetos, o Governo Federal está fazendo o maior volume de investimentos na história do Porto de Santos.

Investimentos na ordem de R$10 bilhões, que estão sendo coordenados pelo presidente da autoridade portuária, Anderson Pomini, que são fundamentais para fortalecer o maior porto da américa latina, que representa mais de 30% da corrente de importação e exportação do Brasil.

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