Pernambuco, 18 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem
Início Descricao da imagem Política Descricao da imagem

Governo Federal

No Brasil, quase 82% das CRIANÇAS menores de 5 anos SE VACINARAM contra hepatite A em 2023, revela PNI

O número representa aumento de 8,8% em relação ao ano anterior, quando foi registrado 72,99% na cobertura vacinal.

23 de julho de 2024 às 16:14   - Atualizado às 16:14

Vacinação de criança.

Vacinação de criança. Vacinação de criança.

Dados preliminares do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde apontam que, em 2023, 81,87% das crianças menores de cinco anos, a partir dos 12 meses de idade, se vacinaram contra a hepatite A no Sistema Único de Saúde (SUS). O número aumentou 8,8% em relação ao ano anterior, quando foi registrado 72,99% na cobertura vacinal.

O Espírito Santo foi o estado com o maior salto: em 2022, 63,5% da população-alvo havia se vacinado contra a doença, enquanto no ano seguinte a porcentagem ficou em 86,29%, totalizando uma diferença de 22,79%.

A Bahia também se destacou com 85% do público vacinado em 2023 contra 68% em 2022. Vale lembrar que os números podem sofrer alterações, devido à alimentação de dados pelas secretarias de saúde estaduais na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNSD).

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação , a vacina deve ser administrada aos 15 meses de vida, em esquema de uma dose, e é a principal medida de prevenção contra o vírus da doença, geralmente transmitido via fecal-oral por meio de alimentos ou água contaminados, devido aos baixos níveis de saneamento básico e higiene pessoal. O vírus também pode ser contraído por contato pessoal próximo ou relação sexual desprotegida.

Avanços

Em 2023, o país saiu da lista dos 20 países com maior número de crianças não imunizadas, de acordo com um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

No mesmo ano, o país alcançou grande feito: melhoria na cobertura vacinal de 13 das 16 principais vacinas do calendário infantil se comparadas às coberturas registradas em 2022.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, celebrou a conquista e reforçou que a melhora do cenário é resultado de um trabalho coletivo.

A gestora ainda lembrou que o objetivo do programa Brasil Saudável , que visa a eliminação das doenças determinadas socialmente, como as hepatites virais, também passa pela vacinação.

Mais de R$ 5,6 bilhões foram investidos ano passado na compra de vacinas. Já em 2024, com valores atualizados até o mês de julho, mais de R$ 7,2 bilhões foram investidos em imunizantes.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:26, 18 Ago

Descrição da imagem

28

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Presidente Lula durante encontro com o MST
Agenda

LULA recebe DEMANDAS DO MST durante encontro em residência OFICIAL

Além de expor a pauta de reivindicações, os cerca de 35 integrantes do movimento ouviram de representantes do governo federal os programas e ações "que se conectam com os interesses dos integrantes dos movimentos sociais".

COVID-19: mortes pelo VÍRUS aumentam 800% na primeira semana de AGOSTO.
Crescimento

COVID-19: mortes pelo VÍRUS aumentam 800% na primeira semana de AGOSTO

Atualmente, o Brasil registra uma média de 3.510 óbitos por milhão de habitantes. Entre as unidades da Federação, o Rio de Janeiro apresenta a situação mais crítica.

Presidente Lula e o apresentador Silvio Santos.
Lamentação

LULA se pronuncia sobre falecimento de Silvio Santos: 'Deixa um vazio e marca o fim de uma era'

Em nota publicada em seu perfil oficial no Instagram, o chefe do Executivo afirmou que o apresentador foi "a maior personalidade da história da televisão brasileira e um dos grandes comunicadores do país"

mais notícias

+