Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Mais Médicos: 407 profissionais começam a atuar em 22 estados nos próximos dias

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que o grupo atue em 180 municípios e 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Ricardo Lélis

24 de abril de 2025 às 17:44   - Atualizado às 17:44

Presidente Lula em evento do programa Mais Médicos.

Presidente Lula em evento do programa Mais Médicos. Foto: Ricardo Stuckert/ PR

A partir desta semana, 407 médicos formados no exterior e que concluíram o Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos começam a atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que o grupo atue em 180 municípios e 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), distribuídos em 22 estados.

“Com a chegada desses médicos, o Ministério da Saúde espera impactos positivos nas comunidades atendidas, como a ampliação do acesso aos serviços de saúde na atenção primária, a redução do tempo de espera por atendimento com a utilização do prontuário eletrônico do SUS (e-SUS APS), além de avanços significativos na saúde indígena”, destacou a pasta em nota.

De acordo com o comunicado, antes de iniciarem as atividades, os profissionais de saúde passaram por um treinamento específico para atuar em situações de urgência e emergência e também no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões onde vão atuar, incluindo a malária.

“Com o objetivo de assegurar a eficácia do programa e a qualidade do atendimento prestado à população, a pasta acompanha de perto o desempenho dos profissionais. Um dos principais instrumentos de monitoramento é o e-SUS APS, que permite registrar e acompanhar o histórico dos pacientes, facilitando a integração entre a atenção primária e os demais níveis de cuidado,” informa inda o ministério.

Veja Também

Atualmente, cerca de 24,9 mil profissionais do Mais Médicos atuam em 4,2 mil municípios – 77% do território nacional.

Dentre as cidades, 1,7 mil, segundo o ministério, apresentam altos níveis de vulnerabilidade social. A meta é alcançar 28 mil profissionais no programa até o final de 2025.

“Em dezembro de 2024, o programa registrou um marco ao atingir o maior número de médicos em atividade nos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), com 601 profissionais atuando nessas regiões”, destacou a pasta.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:55, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro José Múcio e Exército brasileiro
Guerra

Ministro da Defesa: ''se os EUA invadirem o Brasil, teremos que abrir o portão''

A declaração argumenta que o país não teria meios para impedir um ataque nem recursos para reconstruir os prejuízos provocados por um conflito dessa dimensão contra os EUA

Presidente Lula.
Entrevista

"O Brasil está preparado", diz Lula sobre tentativa de interferência nas eleições

Presidente criticou medidas dos Estados Unidos, defendeu o sistema eleitoral brasileiro e afirmou que o país responderá a qualquer tentativa de ingerência externa.

André Ferreira, Túlio Gadêlha, Eduardo da Fonte, Maria Arraes, Mendonça Filho e Luciano Bivar.
Eleições 2026

Sete deputados federais de Pernambuco não disputarão a reeleição em 2026; veja quais serão os próximos passos

Parlamentares vão concorrer ao Senado, à Assembleia Legislativa ou deixarão a vida política nas eleições deste ano

mais notícias

+

Newsletter