Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governador do PL sanciona "lei anti-MST" para combater invasões de propriedades

Dados divulgados pela Revista Oeste apontam que o número de invasões de terras no Brasil cresceu 150% em 2024 em relação ao ano anterior.

Everthon Santos

16 de fevereiro de 2025 às 10:47   - Atualizado às 10:48

Governador do PL sanciona lei anti MST para combater invasões de propriedades.

Governador do PL sanciona lei anti MST para combater invasões de propriedades. Foto: Divulgação

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou a lei que reforça a proteção à propriedade privada no estado. A medida, apelidada de "lei anti-MST", entrou em vigor na última sexta-feira, 14 de fevereiro, e institui o "Abril Amarelo", um movimento que incentiva produtores rurais a denunciarem atividades suspeitas e a formarem grupos para protegerem suas terras.

Ao anunciar a sanção da nova legislação, Jorginho Mello destacou o compromisso do governo catarinense em combater invasões de propriedades.

Veja Também

"Em Santa Catarina, invasor não se cria. É criminoso e será tratado como tal!", declarou o governador por meio de suas redes sociais.

A Lei 19.226/2025 surge como resposta ao "Abril Vermelho", mobilização organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em defesa da reforma agrária.

A escalada de ocupações registradas pelo grupo nos últimos anos levou o governo a adotar medidas mais rígidas para evitar novas invasões no estado.

Dados divulgados pela Revista Oeste apontam que o número de invasões de terras no Brasil cresceu 150% em 2024 em relação ao ano anterior. Os estados mais impactados pelas ações do MST foram Rio Grande do Sul, Paraíba, Espírito Santo, Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo, Goiás, Bahia, Pará e Rio Grande do Norte.

A nova legislação catarinense estabelece diretrizes para fortalecer a segurança no campo. O "Abril Amarelo" busca incentivar proprietários a monitorarem suas terras e informarem às autoridades qualquer tentativa de ocupação irregular. Além disso, a lei prevê campanhas de conscientização e apoio logístico para a proteção das áreas produtivas.

Com a nova medida, produtores rurais terão respaldo legal para agir de maneira preventiva e denunciar ocupações irregulares de forma mais rápida e eficiente.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:13, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter