Pernambuco, 04 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

FUX intima NIKOLAS FERREIRA em ação de INJÚRIA contra LULA

A citação ocorre após o deputado federal recusar uma proposta de transação penal oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

04 de setembro de 2024 às 13:16   - Atualizado às 13:27

FUX intima NIKOLAS FERREIRA em ação de INJÚRIA contra LULA.

FUX intima NIKOLAS FERREIRA em ação de INJÚRIA contra LULA. Fotos: STF e Câmara dos Deputados. Edição: Portal de Prefeitura

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) a apresentar sua defesa em um processo onde é acusado de injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão foi proferida na terça-feira, 3 de setembro, e o parlamentar tem um prazo de 15 dias para cumprir a determinação.

O caso envolve um discurso de Nikolas durante a Cúpula Transatlântica da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, em novembro de 2023. Na ocasião, o deputado chamou Lula de "ladrão" e afirmou que o presidente "deveria estar na prisão".

A intimação ocorre após Nikolas recusar uma proposta de transação penal oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A proposta incluía o pagamento de R$ 10 mil e a exclusão das publicações sobre o tema nas redes sociais, em troca do encerramento do processo.

Com a recusa de Nikolas, o processo segue seu curso normal. Após a apresentação da defesa pelo deputado, os ministros do STF decidirão se aceitam ou não a denúncia. Se a denúncia for aceita, Nikolas Ferreira se tornará réu na Corte.

Nikolas rejeita conciliação de denúncia sobre injúria contra Lula

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) recusou a proposta de conciliação feita pela Procuradoria Geral da República (PGR), junto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, sobre a denúncia de que o parlamentar cometeu o crime de injúria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O congressista é investigado por ter chamado o chefe do Executivo de ladrão e sugerir a prisão dele em um evento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também

Segundo Nikolas, as declarações estão protegidas pela imunidade parlamentar.

"Diante dos argumentos fáticos e jurídicos delineados no referido parecer técnico, bem como por estarem em absoluta consonância com entendimento da defesa técnica do parlamentar, mui respeitosamente, razão outra não assiste ao congressista, senão recusar a proposta feita na última assentada e aguardar o trâmite natural da marcha processual", disse, ao STF.

O inquérito, portanto, deve seguir a tramitação regular: será analisado pela Primeira Turma do Supremo que pode, ou não, abrir uma ação penal contra Nikolas, caso julgue que há elementos suficientes para torná-lo réu.

Na ocasião, Nikolas Ferreira afirmou que o petista deveria estar preso, logo após dizer que "o mundo seria melhor se não houvesse tanta gente prometendo melhorá-lo". O deputado também criticou a ativista ambiental da Suécia, Greta Thunberg, e o ator Leonardo DiCaprio, alegando que ambos apoiaram a candidatura de Lula.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

22:23, 04 Set

Descrição da imagem

26

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Ex-deputado federal Edilázio Júnior (PSD-MA)
Apuração

PF liga assessores de ex-deputado federal a ESQUEMA de propinas em VENDA DE SENTENÇAS

Segundo a corporação, a investigação mira uma organização criminosa que manipulava processos em Tribunal de Justiça "com o intuito de obter vantagem financeira".

PSOL
Restituição

PSOL terá que DEVOLVER mais de R$ 5 MILHÕES aos cofres públicos após TSE REJEITAR CONTAS do partido

Plenário confirmou a decisão após reexaminar os números do Diretório Nacional do partido referentes ao exercício financeiro de 2015.

O então presidente Jair Bolsonaro cumprimenta o ministro do STF, Alexandre de Moraes
Posição

BOLSONARO afirma que CASSAR MINISTRO do STF "não é bom" e que processo de IMPEACHMENT é "humilhante"

Embora não tenha mencionado o nome do ministro Alexandre de Moraes, o ex-presidente sugeriu que um dos magistrados da corte deveria ser menos combativo.

mais notícias

+