Pernambuco, 13 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

MUSK ameaça BLOQUEIO de ATIVOS do governo brasileiro: 'Espero que Lula goste de voos comerciais'

A resposta do empresário é devido à suspensão da rede social X e ao impedimento das movimentações nas contas bancárias da Starlink.

04 de setembro de 2024 às 09:36   - Atualizado às 09:51

MUSK ameaça BLOQUEIO de ATIVOS do governo brasileiro: 'Espero que Lula goste de voos comerciais'

MUSK ameaça BLOQUEIO de ATIVOS do governo brasileiro: 'Espero que Lula goste de voos comerciais' Fotos: Marcelo Camargo e Reprodução. Edição: Portal de Prefeitura

O bilionário americano Elon Musk, proprietário do X e da SpaceX, anunciou na segunda-feira, 2 de setembro, sua intenção de bloquear ativos do Estado brasileiro em resposta à suspensão da rede social X e ao bloqueio dos ativos e contas bancárias da Starlink, divisão de satélites da SpaceX no Brasil. As decisões foram tomadas na semana passada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta segunda-feira, a Primeira Turma do STF ratificou a suspensão da rede social X.

“A menos que o governo brasileiro devolva as propriedades ilegalmente apreendidas do X e da SpaceX, buscaremos apreensão recíproca de ativos do governo [brasileiro] também. Espero que Lula goste de utilizar voos comerciais”, escreveu Musk no X, comentando uma notícia de que o governo dos Estados Unidos apreendeu um avião oficial do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, na República Dominicana, devido às sanções contra o regime chavista.

A Starlink recorreu ao STF contra o bloqueio dos ativos, que foi imposto por Moraes para forçar Musk a pagar multas aplicadas ao X por não cumprir ordens de remoção de perfis e conteúdos, considerados ilegais pelo empresário. Na semana anterior ao bloqueio da rede social no Brasil, Musk havia destacado que a SpaceX e o X "são empresas completamente distintas, com acionistas diferentes."

“Eu possuo cerca de 40% da SpaceX, então essa ação absolutamente ilegal do ditador Alexandre de Moraes pune indevidamente outros acionistas e o povo do Brasil”, escreveu o bilionário.

Starlink recua e diz que vai cumprir ordem de bloquear X no Brasil

A Starlink, empresa de internet via satélite do bilionário Elon Musk, disse que vai cumprir a ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para bloquear o acesso ao X (antigo Twitter). A decisão foi anunciada pela plataforma, que também pertence a Musk, na terça-feira, 3 de setembro.

No domingo, 1º, a Starlink havia informado ao presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, que não cumpriria a determinação enquanto o ministro do Supremo não desbloqueasse as contas bancárias da empresa. No sábado, 31, o Estadão mostrou que os usuários da Starlink estavam conseguindo acessar a rede social em todo o País.

Leia Também

De acordo com a Starlink, ordem de Moraes será cumprida independentemente da impossibilidade de a empresa realizar transações financeiras no País. Na última quinta-feira (29), o ministro do STF bloqueou as contas bancárias da empresa até que Musk quite as dívidas do X com a Justiça brasileira.

"Após a ordem da semana passada de Alexandre de Moraes que congelou as finanças da Starlink e impede a Starlink de conduzir transações financeiras no Brasil, imediatamente iniciamos procedimentos legais no Supremo Tribunal Federal brasileiro explicando a ilegalidade grosseira desta ordem e solicitando ao Tribunal que descongele nossos ativos. Independentemente do tratamento ilegal da Starlink no congelamento de nossos ativos, estamos cumprindo a ordem de bloquear o acesso a X no Brasil", afirmou.

Na sexta-feira (30), Moraes determinou a suspensão do X em todo o país, após Musk ignorar uma intimação do ministro que exigiu que a rede social indicasse um representante legal no País. A determinação de Moraes foi repassada para a Anatel, responsável por encaminhar a ordem para provedores de internet.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

05:10, 13 Set

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Debate para a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
Ausência

JABOATÃO: Mano Medeiros e Elias Gomes desistem de debate na TV

O programa conta apenas com a presença dos candidatos Clarissa Tércio (PP) e Daniel Alves (Avante).

Governo Raquel Lyra fecha acordo com os policiais civis de Pernambuco
Resolução

GOVERNO Raquel Lyra fecha ACORDO COM POLICIAIS civis de Pernambuco

O aumento salarial proposto pela governadora para todas as categorias do serviço público estadual será de 20%, a ser implementado gradativamente até 2026.

Pesquisa para Prefeitura de Jaboatão
Eleições 2024

JABOATÃO: Pesquisa aponta 2° turno com LIDERANÇA DE MANO e empate TÉCNICO entre Clarissa e Elias

O levantamento foi realizado com 800 pessoas entre os dias 10 e 11 de setembro, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

mais notícias

+