Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

FUNDEB: PL 458/21 pode comprometer piso salarial nacional dos professores; saiba motivo

Alterações no texto aprovado na Câmara retiram obrigação da União em financiar Programa.

Portal de Prefeitura

20 de novembro de 2025 às 10:58   - Atualizado às 11:14

Piso dos Professores

Piso dos Professores Foto Montagem/Portal de Prefeitura

O Projeto de Lei (PL) 458/2021, que originalmente trata do Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (Rearp), pode trazer impactos significativos para a educação brasileira. Após passar pela Câmara dos Deputados com a inclusão de emendas sem relação com o conteúdo original os chamados jabutis, o texto aguarda votação no Senado. Entre as alterações, está uma mudança na Lei 14.818/2024, que instituiu o Programa Pé-de-Meia, destinado a estudantes do ensino médio da rede pública.

Segundo o texto original, a União deveria participar do fundo que financia o programa, com autorização para aportar até R$ 20 bilhões. No entanto, a versão aprovada na Câmara deixa de garantir esse valor e estabelece que a participação do governo federal dependerá apenas das “disponibilidades orçamentárias e financeiras”. Na prática, a União deixa de ter compromisso financeiro com o programa, contribuindo apenas se houver verba disponível.

De acordo com André Martins, 2º vice-presidente da Regional Rio Grande do Sul e coordenador do Grupo de Trabalho de Carreira (GT Carreira) do ANDES-SN, a mudança representa um risco sério à estabilidade do fundo e à continuidade do apoio a jovens em situação de vulnerabilidade.

“Isso compromete a previsibilidade e a existência do programa, afetando diretamente estudantes que dependem desse incentivo”, explicou Martins.

Além disso, Martins alerta que a retirada da obrigação da União pode levar à realocação de recursos do próprio Ministério da Educação (MEC), incluindo verbas do Fundeb. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica é essencial não apenas para financiar escolas públicas, mas também para garantir a contrapartida da União no pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), previsto na Lei 11.738/2008.

Veja Também

“Se recursos do Fundeb forem desviados para cobrir lacunas criadas pelo jabuti, o cumprimento do piso dos professores pode ser comprometido. Isso afeta a renda de milhares de profissionais e prejudica a qualidade da educação”, alertou Martins.

O Senado deve deliberar sobre o PL 458/21 nesta semana e educadores e especialistas acompanham o processo de perto, em busca de garantias para a manutenção de políticas públicas essenciais à educação básica.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:30, 13 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Candidato a deputado estadual pelo PSD, César Ramos se reúne com a vereadora Erika Uchôa, moradores e apoiadores durante agenda política no município
Agenda

César Ramos recebe lideranças ligadas a vereadora Erika Uchôa e amplia sua atuação política

Durante o encontro, o candidato a deputado estadual pelo PSD, apresentou propostas e ouviu demandas e sugestões dos participantes.

Ministro Edson Fachin, presidente do STF.
Master

Fachin assume relatoria de caso sobre Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro no STF

A mudança na relatoria ocorreu no sábado, 12 de setembro, após o ministro André Mendonça encaminhar o processo à Presidência do STF.

Marília Arraes, candidata ao Senado por Pernambuco
Agenda

Marília Arraes faz novo giro pelo Agreste e amplia mobilização da Frente Popular

Candidata ao Senado esteve em Orobó, Casinhas, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim ao lado de João Campos, Humberto Costa e lideranças da região

mais notícias

+

Newsletter