Pernambuco, 18 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Flávio Bolsonaro diz que vai continuar usando imagem do pai na campanha eleitoral dentro dos limites da lei

O senador também atribuiu a dificuldade para conquistar o apoio de partidos do Centrão a uma suposta pressão exercida por autoridades em Brasília.

Cami Cardoso

18 de agosto de 2026 às 12:50   - Atualizado às 13:08

Flávio Bolsonaro diz que vai continuar usando imagem do pai na campanha eleitoral dentro dos limites da lei

Flávio Bolsonaro diz que vai continuar usando imagem do pai na campanha eleitoral dentro dos limites da lei Foto: Divulgação / PL

A candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República busca manter Jair Bolsonaro como principal referência eleitoral da campanha. O senador afirmou nesta terça-feira, 18, que pretende recorrer à imagem do pai dentro dos limites estabelecidos pela legislação e voltou a fazer críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Flávio também atribuiu a dificuldade para conquistar o apoio de partidos do Centrão a uma suposta pressão exercida por autoridades em Brasília. Segundo o candidato, dirigentes dessas legendas teriam sido orientados a não aderir à sua candidatura. Ele, porém, não apresentou nomes ou relatou quais autoridades estariam envolvidas.

A adesão de siglas do Centrão é considerada estratégica pelas campanhas presidenciais principalmente pelo impacto que pode ter na estrutura eleitoral e no espaço disponível no rádio e na televisão. Flávio reconheceu a importância desses apoios, mas afirmou que o cenário atual tem relação com as supostas pressões sobre os dirigentes partidários.

"Seria importante ter o tempo de TV e rádio, mas hoje todos estão vendo as razões", declarou em entrevista a Rádio Itatiaia.

Estratégia com Bolsonaro

Mesmo impedido de participar fisicamente da campanha, Jair Bolsonaro deve continuar sendo utilizado como uma das principais referências da candidatura do filho. Flávio afirmou que a equipe jurídica definirá até onde será possível levar essa estratégia sem ultrapassar as regras eleitorais.

"O jurídico ainda vai me dar o limite. Vou usar o limite do que a legislação permitir", afirmou.

A questão ganhou destaque depois que o PL apresentou, durante a convenção que oficializou a candidatura de Flávio, uma peça produzida com inteligência artificial que reproduzia a imagem e a voz do ex-presidente para manifestar apoio ao filho.

O episódio colocou a utilização de recursos de inteligência artificial nas campanhas eleitorais no centro do debate do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Corte discute quais serão os limites para esse tipo de conteúdo e como deverão ser tratados eventuais casos de uso irregular da tecnologia.

Críticas a Moraes

Durante a entrevista, Flávio voltou a atacar Alexandre de Moraes ao comentar as restrições impostas ao ex-presidente. O senador afirmou que Bolsonaro estaria enfrentando medidas que, em sua avaliação, limitam até mesmo o contato com familiares.

"Bolsonaro foi julgado pelos seus próprios inimigos", declarou. Em seguida, fez novas acusações contra o ministro do STF, dizendo que Moraes estaria impedindo o ex-presidente de se comunicar por carta e restringindo visitas de seus filhos.

Flávio reforçou nas últimas semanas suas críticas a integrantes da Corte, em especial, os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Flávio Dino. Ele acusa o Judiciário de promover censura a perseguição a nomes da direita, incluindo seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Aproximação com Michelle

Flávio também aproveitou a entrevista para destacar a participação de Michelle Bolsonaro na campanha. O gesto ocorre depois de um período de desentendimentos entre os dois, que chegou a público durante a pré-campanha.

A ex-primeira-dama havia afirmado ter se sentido "humilhada" pelo enteado em um vídeo divulgado nas redes sociais. Flávio posteriormente pediu desculpas, e os dois passaram a demonstrar uma reaproximação.

Agora, o senador elogiou a atuação de Michelle e afirmou que ela já começou a pedir votos para sua candidatura.

"Ela está fazendo um grande papel", disse Flávio, ao mencionar também a atuação política da ex-primeira-dama e sua participação na campanha.

*Colaboraram: Naomi Matsui e Gabriel Máximo

Estadão Conteúdo. 

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:00, 18 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Marilia Arraes
Eleições 2026

Marília Arraes perde 19 pontos e Senado de PE ganha novo desenho em pesquisa DataTrends

Ex-deputada caiu de 49% para 30% desde maio, enquanto Mendonça Filho e Eduardo da Fonte avançaram em meio às novas alianças.

Brasileiros endividados
Dívidas

Mais da metade dos trabalhadores chega ao fim do mês sem dinheiro, diz Serasa

Levantamento mostra que 53% dos trabalhadores não conseguem cobrir todas as despesas com a renda mensal; alimentação e contas básicas lideram.

Nunes Marques, presidente do TSE em evento com embaixadores sobre eleições
Confiável

Eleições: Nunes Marques, presidente do TSE, defende urna eletrônica em reunião com embaixadores

''O Brasil tornou-se, ao longo das últimas décadas, uma referência mundial na realização de eleições'', afirmou

mais notícias

+

Newsletter