Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fachin arquiva investigação contra Renan Calheiros e Eduardo Braga por suposto pagamento de propina

A decisão atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que havia solicitado a medida por falta de provas.

Gabriel Alves

29 de outubro de 2024 às 11:29   - Atualizado às 12:12

Edson Fachin, ministro do STF, e Renan Calheiros ao lado de Eduardo Braga.

Edson Fachin, ministro do STF, e Renan Calheiros ao lado de Eduardo Braga. Fotos: Gustavo Moreno/SCO/STF e Reprodução. Edição: Portal de Prefeitura

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na segunda-feira, 28 de outubro, o arquivamento do inquérito que investigava se os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM) favoreceram a empresa Hypermarcas, atualmente Hypera Pharma, em medidas aprovadas no Senado.

Decisão baseada em pedido da PGR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia solicitado o arquivamento por falta de provas consistentes, argumentando que a acusação baseava-se apenas em depoimentos de colaboradores, sem evidências adicionais que corroborassem as alegações.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

"Não tendo sido apresentadas provas que justifiquem a instauração do processo criminal, e inexistido perspectivas de obtenção de elemento de prova que corroborem a prática ilícita, a hipótese é de arquivamento do inquérito com relação aos investigados", disse a PGR no parecer.

Investigação e acusações de propina

Em setembro, a Polícia Federal concluiu uma investigação sobre o suposto pagamento de R$ 20 milhões para que os senadores apoiassem incentivos fiscais em favor da Hypermarcas. A apuração, vinculada à Operação Lava Jato, teve como ponto de partida a delação premiada de um ex-diretor da empresa em 2020.

Veja Também

Esse ex-diretor da Hypermarcas revelou que intermediários realizaram os pagamentos de propina com o objetivo de garantir apoio a medidas no Congresso. Em 2019, ele admitiu à PGR que inicialmente omitiu detalhes sobre o envolvimento da empresa e a identidade dos parlamentares beneficiados. Na ocasião, a PGR considerou cancelar o acordo de delação, mas após esclarecimentos, ele foi mantido.

Dino manda PF concluir inquérito contra Calheiros em suposto esquema de corrupção

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) finalize, em até 90 dias, as investigações sobre um suposto esquema de corrupção envolvendo o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o fundo de pensão Postalis, responsável pela previdência dos funcionários dos Correios. A apuração investiga o recebimento de propina por meio de contratos fraudulentos.

O inquérito no STF avalia possíveis ligações entre o senador e o lobista Milton Lyra em desvios relacionados a contratos do Postalis.

Lyra, apontado como operador político de senadores do MDB, já foi indiciado em outro inquérito sobre pagamento de propinas a Calheiros, desta vez envolvendo o grupo Hypermarcas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:53, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter