06 de novembro de 2023 às 16:45
O Exército Brasileiro escolheu Pernambuco para sediar a sua nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira. A decisão foi comunicada oficialmente pelo comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira, ao governador Paulo Câmara, no início da noite da última quinta-feira, 21 de outubro. A Escola de Formação de Sargentos de Carreira do Exército será localizada ao sul do terreno do Campo de Instrução Marechal Nilton Cavalcanti (CIMNC), escolhido pela proximidade com a Região Metropolitana do Recife. A área será ocupada por 1.235.000 m² do terreno haverá: a escola, o parque de tiros, a vila olímpica e a vila militar com a possibilidade de três acessos externos, além da interligação entre esses complexos. Leia também: ESCOLA DE SARGENTOS EM PERNAMBUCO: Raquel Lyra se reúne com ministro da Defesa para criação de grupo de trabalho que viabilize a construção do projeto Para receber a ESA, Pernambuco apostou em suas qualidades como: o lugar onde nasceu a pátria, a melhor rede de ensino do Brasil, o melhor porto industrial (Porto de Suape) do Norte/ Nordeste, o melhor aeroporto do Nordeste, o melhor parque tecnológico digital e do maior polo médico do Nordeste. ALEPE Com um investimento total de R$ 1,8 bilhão, a instalação da nova escola de sargentos engloba a construção de uma vila olímpica, vila militar e estande de tiro em uma área de 75 km², abrangendo os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e Paudalho, na Mata Norte. O novo equipamento promete trazer fortes impactos econômicos e sociais. Apenas na construção do campus escolar, está prevista a geração de 11 mil empregos diretos e 17 mil empregos indiretos. Após a implantação, estima-se um aumento populacional flutuante de 6 mil pessoas na região, bem como um incremento de pelo menos 200 milhões de reais por ano na economia local. A sessão foi aberta pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB). Na ocasião foram ouvidos os representantes do Exército Brasileiro, o General Juarez (Gerente de Programa da Escola de Sargentos do Exército), o General Jorge Luiz O' de Almeida (Diretor de Patrimônio Imobiliário do Exército), a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Ana Luiza, os Movimentos Sociais e José de Anchieta, Diretor da Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH.
"O Estado de Pernambuco assumiu alguns compromissos para viabilidade do projeto, desta forma, acredito que o Exército tomou uma decisão estratégica, ao trazer a Escola para o Nordeste: Escola de excelência e referência, sendo ela uma das maiores do mundo. A ideia principal é a centralização da instituição para a formação desses sargentos, (os praças compõem 62% do Exército e 38% são oficiais). Neste intuito buscamos um local com 50km² para a instalação do Campo de Instrução e próximo a uma cidade de grande porte, como Recife. Vale salientar que o Exército protege áreas de preservação e sempre segue a legislação ambiental quando se constrói unidades. Seguimos todos os parâmetros da Lei.", afirmou o General Juarez. "Ao todo, teremos cerca de 6.200 pessoas que vão viver no complexo da ESE com investimento previsto de 1,7 Bilhões de Reais. Observando essas informações as cidades de Santa Maria (RS), Ponta Grossa (PR) e aqui em Pernambuco são locais que atendem nossas premissas", completou o General.
"A instalação desta Escola dos Sargentos do Exército é fundamental para Pernambuco, uma vez que ela vai ajudar a desenvolver as regiões de seu entorno, passando especialmente pelos municípios de Paudalho, Camaragibe, Araçoiaba e Abreu e Lima. De igual maneira, que é fundamental para a ESE (e ao mesmo tempo para atender as demais cidades da Mata Norte), tirar do papel a construção do arco metropolitano (eixo norte), que, além de levar desenvolvimento àquela região, será um grande escoador de produtos até o Porto de Suape", informou Deputado Federal Meira. Estou aqui como um facilitador e desde sempre, à disposição para encontrarmos os caminhos que ajudem a construção desta Escola. Neste intuito, tenho conversado com o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, com a Governadora Raquel Lyra (PSDB) e com os líderes da bancada pernambucana na Câmara Federal, Augusto Coutinho (REP) e Carlos Veras (PT) para que possamos juntos, entregar ao povo Pernambucano, este grande empreendimento", concluiu o Coronel Meira. Da redação do Portal com informações do site da Alepe
1
2
16:59, 12 Out
28
°c
Fonte: OpenWeather
'Agradeço a confiança de cada um que acreditou na nossa missão de continuar fazendo a cidade avançar', disse o gestor eleito.
O novo gestor municipal declarou que conversou com a governadora sobre projetos importantes como a conclusão do mercado público, a estrada de Aldeia e a PE-05.
Ao aguardar a decisão, o atual gestor municipal garantiu que se houver uma nova eleição, ele disputará.
mais notícias
+