Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Escritor Eduardo Bueno, o "Peninha", diz que não se arrepende de celebrar a morte de Kirk

O historiador afirmou que se arrepende apenas da forma como fez as declarações, mas manteve sua opinião de que "o mundo fica melhor sem pessoas como o conservador estadunidense".

Cami Cardoso

08 de outubro de 2025 às 08:29   - Atualizado às 09:02

Escritor Eduardo Bueno, o "Peninha", diz que não se arrepende de celebrar a morte de Kirk

Escritor Eduardo Bueno, o "Peninha", diz que não se arrepende de celebrar a morte de Kirk Fotos: Reprodução

Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, afirmou que não se arrepende das declarações feitas em celebração à morte do ativista conservador Charlie Kirk. O historiador teve palestras canceladas, um podcast interrompido e foi afastado do Conselho Editorial do Senado após afirmar que "é terrível um ativista ser morto por ideias, exceto quando é Charlie Kirk".

"Estou arrependido da forma, mas não do conteúdo. A forma foi muito equivocada, com riso e tal, no momento da morte de um cara, mas o conteúdo do que eu quis dizer, eu mantenho. O mundo fica melhor sem pessoas que nem Charlie Kirk."

A repercussão de um vídeo envolvendo o escritor Bueno provocou uma série de consequências em sua agenda profissional. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Livraria da Travessa, em Porto Alegre, optaram por suspender as palestras que teriam a presença do autor.

Os encontros, previstos para setembro e que seriam remunerados, foram cancelados após a controvérsia ganhar destaque. A situação também levou ao fim do podcast Nós na História, projeto do qual Bueno fazia parte havia três anos.

Em meio à polêmica, o contrato de R$ 3,2 milhões do escritor com a Caixa Econômica Federal para marcar os 165 anos da instituição ganhou destaque. O acordo prevê uma nova edição do livro Caixa: Uma História Brasileira, lançado em 2002, e a produção de uma websérie composta por 12 episódios, todos escritos e apresentados pelo autor.

Segundo a própria Caixa, não houve licitação, pois o contrato se enquadra na modalidade de inexigibilidade: apenas Bueno tem condições legais de revisar e expandir sua obra. O banco destacou que o projeto segue em execução, respeitando o cronograma e as fases planejadas.

Afastamento do Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou na quarta-feira, 17 de setembro, o afastamento do historiador e escritor Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, do Conselho Editorial da Casa.

A decisão foi tomada após pedidos de parlamentares, que classificaram como “asquerosas” as declarações de Peninha em vídeo “comemorando” o assassinato do ativista político norte-americano Charlie Kirk, ocorrido em 10 de setembro.

"Eu quero pedir desculpa ao Brasil, porque, no dia e na hora em que esse vídeo chegou ao meu conhecimento, era para eu ter demitido esse rapaz, porque, se a gente está criticando lá, a gente tem que fazer cá", disse Davi, em resposta a uma questão de ordem apresentada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN).

"Um absurdo aquele vídeo. Liguei para o presidente do Conselho Editorial, senador Randolfe Rodrigues, e disse 'Vídeo de retratação não vai resolver. Procure esse rapaz que você contratou e demita-o'.


Se ele não fosse demitido, eu o faria amanhã. Ele já afastou esse servidor, e não precisou que esta Presidência o afastasse. 

A cobrança de Marinho reuniu quase 40 assinaturas de senadores. Em Plenário, ele defendeu a saída de Eduardo Bueno do conselho: 

"Nós não podemos conviver e nem esta Casa deve acolher pessoas que declaradamente fazem discursos de ódio, que comemoram assassinatos e que hoje fazem parte do assento nesta Casa, em uma das cadeiras mais importantes, que é o nosso Conselho Editorial", disse.

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Agência Brasil.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:33, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter