Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

ZEMA diz que inelegibilidade de BOLSONARO pode ser REVERTIDA até as Eleições 2026

Para o governador de Minas Gerais, o ex-presidente seria a melhor opção para o pleito por ser o "responsável" por trazer o ressurgimento da direita no País.

Ricardo Lélis

29 de julho de 2024 às 21:19   - Atualizado às 21:19

Romeu Zema e Jair Bolsonaro.

Romeu Zema e Jair Bolsonaro. Romeu Zema e Jair Bolsonaro.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse nesta segunda-feira, 29 de julho, que a inelegibilidade do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) pode ser revertida até as próximas eleições presidenciais, em 2026.

Para o gestor mineiro, Bolsonaro seria a melhor opção para o pleito por ser o "responsável" por trazer o ressurgimento da direita no País.

Sem mencionar nomes, Zema alfineta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que foi preso em 2018 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato e solto depois de 580 dias após decisão no Supremo Tribunal Federal sobre segunda instância.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

O governador nega que tenha qualquer problema com o petista e que ambos apenas diferem nas propostas

Em junho do último ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou Bolsonaro inelegível até 2030 por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.

A Corte considerou que o ex-presidente usou do cargo para espalhar desinformação sobre o sistema eleitoral brasileiro a fim de alcançar ganhos no pleito

O governador de Minas Gerais está em seu segundo mandato, por isso não pode concorrer novamente para o mesmo posto nas próximas eleições.

Ele afirma que apesar do histórico recente na política, deseja trabalhar na próxima corrida eleitoral. "Eu estarei participando ativamente da campanha de 2026 apoiando candidatos liberais", diz.

Zema relata não saber quais serão os nomes para o pleito, mas conta que analisa as possibilidades para ver quem seria o candidato mais viável com outros governadores aliados, como Tarcísio de Freitas (Republicanos) de São Paulo; Ronaldo Caiado (União Brasil) de Goiás; Ratinho Júnior (PSD) do Paraná; Eduardo Leite (PSDB) do Rio Grande do Sul e Mauro Mendes (União) do Mato Grosso.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:02, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governo de Pernambuco: Pesquisa Múltipla aponta empate técnico entre João e Raquel no espontâneo
Números

Governo de Pernambuco: Pesquisa Múltipla aponta empate técnico entre João e Raquel no espontâneo

O levantamento ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões. A margem de erro de 2,8% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95% e está registrada sob os números PE01312/2026 e BR03057/2026.

Irmãos Joesley e Wesley Batista
Riqueza

Irmãos Batista transformam açougue em império de R$ 50 bilhões e dominam JBS e J&F

Hoje, os irmãos controlam mais de 50 marcas distribuídas entre alimentos, serviços financeiros, energia e celulose.

Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Lula
Dados

Lula perde para Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas em cenário de 2º turno, diz Apex/Futura

A pesquisa ouviu 2.000 eleitores em 769 municípios brasileiros, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador

mais notícias

+

Newsletter