22 de fevereiro de 2024 às 15:25
Faltam poucos instantes para a cerimônia em que toma posse o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, nesta quinta-feira, 22 de fevereiro.
O ainda senador, abriu mão das festas que associações da magistratura costumam dar aos novos integrantes da Corte quando tomam posse.
No lugar, o ex-ministro da Justiça terá uma missa de ação de graças na Catedral de Brasília.
Quem deve celebrar a cerimônia é o cardeal arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, depois da posse no STF, às 19h.
A posse de Dino no Supremo está marcada para 16h. A sessão solene no Supremo é protocolar e costuma durar alguns minutos. O ministro que toma posse presta o juramento à Constituição, antes de tomar o seu lugar no plenário.
Depois da sessão, ele receberá os tradicionais cumprimentos no Salão Branco da Corte.
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) sugeriu a Dino a organização de um jantar para comemorar a posse, mas o futuro ministro rejeitou a proposta.
Flávio Dino presidiu a Ajufe de 2000 a 2002, quando era juiz federal.
Último ministro a tomar posse no STF, em agosto de 2023, Cristiano Zanin foi homenageado em um jantar promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). André Mendonça também optou por não ter festa, e teve um culto em sua homenagem na igreja Assembleia de Deus, em dezembro de 2021.
Nunes Marques, que tomou posse em novembro de 2020, também não contou com uma festa por causa da pandemia de covid-19.
3
06:40, 14 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+