Pernambuco, 11 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Dino mantém remoção de vídeos de vereador do PL que ofendeu adversário político

O ministro do STF afirmou que a proliferação de xingamentos e agressões morais nas redes sociais compromete o regime democrático.

Ricardo Lélis

08 de junho de 2026 às 07:40   - Atualizado às 07:40

Ministro Flavio Dino no STF.

Ministro Flavio Dino no STF. (Foto: Divulgação)

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu no domingo, 7 de junho, manter parcialmente uma decisão da Justiça Eleitoral do Amazonas que suspendeu postagens ofensivas de um vereador de Manaus contra um adversário político.

O caso chegou ao Supremo por meio de recurso protocolado pelo vereador Alexandre da Silva Salazar (PL), conhecido como Sargento Salazar, contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Em abril, o tribunal determinou a retirada de postagens de propaganda negativa contra o pré-candidato ao governo estadual David Almeida (Avante) e o pagamento de multa de R$ 200 mil em caso de descumprimento.

Em uma das postagens, o vereador disse que Almeida “nunca será governador”. Em outros vídeos, foram utilizadas palavras de baixo calão.

Ao analisar o recurso, Dino manteve parcialmente a decisão do TRE-AM que determinou a retirada das postagens de baixo calão, mas decidiu manter a utilização da expressão "nunca será". Para o ministro, a proibição do uso da expressão deve ser considerada censura.

Veja Também

"Dependendo do texto e do contexto, o bordão 'Nunca Será' pode ser utilizado, desde que observadas as regras jurídicas e éticas que devem reger os embates políticos", afirmou.

Agressão na política

O ministro disse que a proliferação de xingamentos e agressões morais nas redes sociais compromete o regime democrático.

“A colonização do discurso político por bizarrices e grosserias não é apenas uma questão de educação cívica ou familiar, é também uma aguda questão constitucional relacionada com as condições de funcionamento razoável do regime democrático”, avaliou.

Dino também ressaltou que a atuação parlamentar deve ser pautada pelo decoro e pelo princípio constitucional da moralidade.

“Verifico que o reclamante utiliza-se, seguidamente, de xingamentos, palavras ofensivas, agressões morais, que não se acham sob o manto do livre debate público. Este admite críticas, discordâncias, confrontos ríspidos, mas sem que se ultrapasse as fronteiras demarcadas pelo Direito Penal, pelo princípio da moralidade e pelo decoro no exercício da função parlamentar”, completou o ministro.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

19:49, 11 Ago

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula olhando para o ex-ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Economia

Governo Lula enfrenta rombo de R$ 105,5 bilhões para pagar despesas em 2026

Saúde, Educação e Cidades estão entre os ministérios mais afetados pela limitação de pagamentos prevista para este ano

Clarissa Tércio, deputada federal
Compromisso

Projeto de Clarissa Tércio para diagnóstico precoce da adenomiose avança no Senado

O texto prevê capacitação de profissionais de saúde, campanhas de conscientização, parcerias para pesquisa sobre as causas da doença.

Lulinha, filho de Lula
Luxo

Endereço de empresa de Lulinha fica em uma das áreas mais valorizadas de Madri

Synapta SL, criada pelo filho do presidente Lula, está registrada no Paseo de la Castellana, importante eixo financeiro e empresarial da capital espanhola.

mais notícias

+

Newsletter