Pernambuco, 08 de Novembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado do PSB é alvo de busca e apreensão na Câmara acusado de desviar recursos públicos

A polícia aponta que os valores de origem ilícita teriam sido usados para custear campanhas políticas no Ceará, nas eleições municipais do ano passado.

Jameson Ramos

08 de julho de 2025 às 09:10   - Atualizado às 09:10

Deputado Federal Junior Mano.

Deputado Federal Junior Mano. Foto: Câmara dos Deputados.

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta terça-feira, 8 de julho, um mandado de busca e apreensão na Câmara dos Deputados, no gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB). Endereços ligados ao parlamentar em Brasília e no Ceará também são alvos de buscas, além de propriedades de outros cinco investigados.

A ação faz parte da Operação Underhand, que investiga uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos por meio de fraudes em processos licitatórios e contratuais. A polícia aponta que os valores de origem ilícita teriam sido usados para custear campanhas políticas no Ceará, nas eleições municipais do ano passado.

No total, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nas cidades de Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio, todas no Ceará - além de Brasília, no Distrito Federal. A investigação contou com apoio técnico da Controladoria-Geral da União (CGU).

O núcleo investigado é suspeito de articular o direcionamento de verbas públicas a determinados municípios cearenses mediante contrapartidas financeiras ilícitas, além de influenciar procedimentos licitatórios por meio de empresas vinculadas ao grupo.

Foi determinado o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação ao erário.

Veja Também

As condutas investigadas envolvem os crimes de organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fim eleitoral.

De acordo com a Polícia Federal, o núcleo articulava o envio de verbas públicas a determinados municípios no Ceará e, em troca, parte dos recursos era desviado para pagamentos ilegais.

Ainda segundo a PF, a organização criminosa também é suspeita de influenciar procedimentos licitatórios por meio de empresas vinculadas ao grupo. 

Até a publicação desta matéria, o deputado Junior Mano não havia se pronunciado sobre a operação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:04, 08 Nov

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Homem furta hóstias em igreja.
Crime

Homem invade igreja e furta objeto com hóstias consagradas no Paraná

Segundo o padre, responsável pela paróquia, o homem teve acesso a diferentes espaços da igreja, mas não levou equipamentos de som ou informática.

Fabinho Lisandro, prefeito de Salgueiro
Medida

Prefeitura de Salgueiro sanciona duas leis para fortalecer a alfabetização na rede municipal

A aprovação acontece após os projetos elaborados pelo Poder Executivo serem aprovados por unanimidade na Câmara de Vereadores.

Prefeitura de Jaboatão oferece serviços em Coquinho.
Ação

Jaboatão autoriza obras em Cajueiro Seco e leva serviços gratuitos à Comunidade Coquinho

O prefeito Mano Medeiros destacou a importância das parcerias e a necessidade de  intervenções para melhorar a qualidade de vida dos moradores da comunidade.

mais notícias

+

Newsletter