O parlamentar que é presidente do Coren-PE não apresentou, até o momento, manifestações públicas ou nas redes sociais, sobre o assunto.
08 de maio de 2025 às 11:24 - Atualizado às 16:46
Foto: Reprodução/Redes Sociais Deputado Gilmar Júnior, defensor da enfermagem silencia diante da greve dos profissionais do Recife
Os enfermeiros da Prefeitura do Recife entram em greve a partir desta quinta-feira, 8 de maio, devido a um impasse da categoria nas negociações salariais com o governo de João Campos (PSB).
O imbróglio se dá no âmbito municipal, mas a posição de parlamentares defensores da categoria tem chamado atenção: o deputado estadual Gilmar Júnior (PV), por exemplo, que foi eleito com a bandeira de defender os direitos e os interesses da enfermagem de todo o Estado. Gilmar Júnior, e também é presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), não apresentou, até o momento, manifestações públicas, ou até mesmo nas redes sociais, sobre o assunto.
O deputado comumente é visto ao lado do prefeito do Recife em eventos políticos, como no início de abril, na assinatura da ordem de serviço para a obra da ciclovia da Avenida Mascarenhas de Moraes, para dar apenas um exemplo. Nos bastidores da enfermagem do Recife, a percepção é que a aliança política eleitoral tem sido mais importante que a defesa da categoria.
Alepe
Na noite da quarta-feira (7), Gilmar Júnior comandou uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em homenagem aos profissionais de enfermagem, em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem celebrado em 12 de maio.
A proposta da prefeitura foi de apenas 1,5% de reajuste salarial e aumento de R$ 1 no vale alimentação, enquanto os cálculos do sindicato são de que seria necessário um reajuste de 20% para repor as perdas inflacionárias ao longo dos últimos anos.
A enfermagem se soma a outras 28 que paralisaram suas atividades em 30 de abril por tempo indeterminado, sob a articulação do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Recife (Sindsepre). As categorias reivindicam um reajuste de 4,77%, equivalente à inflação, valor superior aos 1,5% oferecidos pela gestão municipal à todas as categorias.
Posicionamento
Após a publicação da matéria a assessoria do parlamentar enviou nota ao Portal de Prefeitura e diss que a postagem feita por este veículo de comunicação digital, não procede. Alegando que Gilmar estava em reunião com os secretários de João Campos para cobrar as pautas da enfermagem.
Confira nota na íntegra
O deputado estadual Gilmar Júnior (PV) cobrou melhorias para os profissionais de enfermagem do Recife. Ele foi recebido, nesta quinta-feira (8), por secretários do Governo João Campos (PSB) para discutir as pautas da categoria na capital. Enfermeiros entram de greve hoje.
Gilmar Júnior não concorda com as propostas da prefeitura em reajustar os salários em 1,5% e em conceder aos servidores o aumento de 1 real no vale refeição, além de outras demandas que a categoria pleiteia de forma histórica.
O deputado foi recebido pelo secretário de Governo, Gustavo Monteiro, e pela secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, para discutir as pautas. Segundo Gilmar, a reunião foi profícua. "Houve um compromisso de estudarem um reajuste mais adequado de ambos os pleitos. E que os mesmos devem ser definidos na mesa de negociação com os sindicatos", afirmou Gilmar.
Mais pautas
Gilmar Júnior também discutiu problemas no ponto eletrônico e a discrepância entre os salários de enfermeiros e dentistas em relação ao salário dos médicos. Os secretários se comprometeram em aprofundar um estudo para minimizar a discrepância.
Outros pleitos do deputado foram a instituição de uma gratificação para enfermeiros obstetras na rede municipal, revisão do percentual de insalubridade para profissionais de enfermagem e também, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) permanente para discussão entre servidores da enfermagem e a secretaria de saúde, além da mesa de negociação, ideia que foi acatada de imediato pelos secretários. O deputado ainda está articulando uma reunião direta da categoria com o prefeito João Campos.
3
16:10, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+