Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Daniel Vorcaro tem ministros do STF, parlamentares e governador nos contatos do celular

Documentos encaminhados à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS incluem um arquivo com a lista de contatos armazenados no celular do empresário

Ricardo Lélis

15 de dezembro de 2025 às 18:14   - Atualizado às 18:14

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Foto: Reprodução

A quebra dos sigilos fiscal, bancário e telemático do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, revelou a amplitude de suas relações políticas em Brasília.

Documentos encaminhados à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS incluem um arquivo com a lista de contatos armazenados no celular do empresário, reunindo nomes de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), integrantes da cúpula do Congresso Nacional e um governador.

De acordo com o material analisado a partir da agenda telefônica, constam ao menos três ministros do STF, cinco senadores e cerca de 20 deputados entre os contatos salvos no aparelho, sem registro de ligações ou troca de mensagens.

Entre os nomes identificados está o do ministro Dias Toffoli, relator no Supremo de investigações que apuram supostas irregularidades envolvendo o Banco Master.

Toffoli esteve no centro de uma controvérsia recente ao determinar o sigilo do inquérito e retirar da CPMI o acesso aos dados obtidos com a quebra dos sigilos de Vorcaro, incluindo informações financeiras e mensagens. Pela decisão, o material passou a ficar sob a guarda da Presidência do Senado, até nova deliberação do STF.

Veja Também

A medida foi alvo de críticas do presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que avaliou que a decisão enfraquece as investigações e amplia a desconfiança da sociedade.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também aparece na lista de contatos do banqueiro.

Além de Toffoli, a agenda de Vorcaro registra os nomes dos ministros Alexandre de Moraes, que não comentou o caso, e Kassio Nunes Marques, que afirmou não manter relação com o empresário e disse que seu número é de conhecimento público desde a sabatina no Senado, em 2020.

No meio político, também figuram como contatos o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Lira declarou não ter relação com Vorcaro e afirmou se lembrar apenas de encontros institucionais. Motta não se manifestou. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também aparece na agenda telefônica do dirigente do Banco Master.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:15, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter