Documentos encaminhados à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS incluem um arquivo com a lista de contatos armazenados no celular do empresário
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Foto: Reprodução
A quebra dos sigilos fiscal, bancário e telemático do banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, revelou a amplitude de suas relações políticas em Brasília.
Documentos encaminhados à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS incluem um arquivo com a lista de contatos armazenados no celular do empresário, reunindo nomes de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), integrantes da cúpula do Congresso Nacional e um governador.
De acordo com o material analisado a partir da agenda telefônica, constam ao menos três ministros do STF, cinco senadores e cerca de 20 deputados entre os contatos salvos no aparelho, sem registro de ligações ou troca de mensagens.
Entre os nomes identificados está o do ministro Dias Toffoli, relator no Supremo de investigações que apuram supostas irregularidades envolvendo o Banco Master.
Toffoli esteve no centro de uma controvérsia recente ao determinar o sigilo do inquérito e retirar da CPMI o acesso aos dados obtidos com a quebra dos sigilos de Vorcaro, incluindo informações financeiras e mensagens. Pela decisão, o material passou a ficar sob a guarda da Presidência do Senado, até nova deliberação do STF.
A medida foi alvo de críticas do presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que avaliou que a decisão enfraquece as investigações e amplia a desconfiança da sociedade.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), também aparece na lista de contatos do banqueiro.
Além de Toffoli, a agenda de Vorcaro registra os nomes dos ministros Alexandre de Moraes, que não comentou o caso, e Kassio Nunes Marques, que afirmou não manter relação com o empresário e disse que seu número é de conhecimento público desde a sabatina no Senado, em 2020.
No meio político, também figuram como contatos o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
Lira declarou não ter relação com Vorcaro e afirmou se lembrar apenas de encontros institucionais. Motta não se manifestou. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também aparece na agenda telefônica do dirigente do Banco Master.
2
3
4
02:15, 13 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+