Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Collor se torna terceiro ex-presidente preso desde a redemocratização do Brasil; veja os outros

O ex-gestor federal de 1990 até 1992, foi condenado a 8 anos e 10 meses.

Gabriel Alves

25 de abril de 2025 às 12:16   - Atualizado às 12:36

Fernando Collor.

Fernando Collor. Foto: José Cruz/Agência Senado

O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso na madrugada desta sexta-feira, 25 de abril, em Maceió (AL), depois que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou os últimos recursos contra sua condenação na Operação Lava Jato. Collor recebeu pena de 8 anos e 10 meses por corrupção e lavagem de dinheiro.

Prisão no aeroporto

A prisão aconteceu enquanto Collor se dirigia para Brasília. Segundo a defesa, o ex-presidente viajava “para cumprimento espontâneo da decisão do ministro Alexandre de Moraes”. No entanto, Moraes determinou a prisão imediata e o início da execução da pena.

Com isso, Collor se tornou o terceiro ex-presidente a ser preso desde a redemocratização do Brasil. Antes dele, Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Temer também foram detidos. Lula foi preso em 2018, por corrupção e lavagem de dinheiro. Já Temer foi preso em uma investigação envolvendo a usina nuclear de Angra 3.

Embora Collor, Lula e Temer tenham sido presos, outros ex-presidentes também enfrentaram investigações, mesmo sem condenações. Apenas Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso não foram alvos de inquéritos ou denúncias desde a redemocratização.

O ex-presidente José Sarney, por exemplo, foi denunciado duas vezes pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na Lava Jato. Ele foi acusado de receber propina relacionada a contratos superfaturados da Petrobras e de subsidiárias como a Transpetro. Sarney nega as acusações.

Veja Também

Collor e Dilma Rousseff, que sofreram impeachment, também enfrentaram denúncias da PGR. No caso de Collor, o STF aceitou uma denúncia que o acusava de receber R$ 20 milhões em propina por contratos superfaturados na BR Distribuidora. Ele nega as acusações.

Lava Jato prende Collor

O ex-presidente Fernando Collor foi preso após ser condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção, em decorrência de uma investigação da Operação Lava Jato.

Sua prisão aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 25 de abril, em Maceió, quando se preparava para pegar um voo para Brasília.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mandou prender Collor após negar recurso da defesa que tentava protelar o início do cumprimento de pena.

Na decisão, Moraes afirmou que Collor deve cumprir imediatamente a pena em regime fechado, além de ter que pagar noventa dias-multa.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:43, 06 Mar

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

TABATA AMARAL registra notícia-crime na Justiça por DEEPFAKE ELEITORAL com poses sensuais
Polêmica

Vídeo: "Conservadorismo é discurso para esconder safadeza", diz Tabata Amaral

Segundo a parlamentar, parte da oposição utiliza a retórica conservadora para proteger políticos corruptos e interesses próprios.

Clarissa Tércio questiona casamento de João Campos e Tabata Amaral.
Declarações

Clarissa Tércio rebate declaração de Tabata Amaral e cobra respeito aos conservadores e às igrejas

Deputada federal criticou declarações de Tabata Amaral, apontando contradições políticas e reforçando identidade cristã e conservadora.

Marília Arraes.
Artigo

Marília Arraes: forte candidata nas pesquisas, mas preterida nas chapas majoritárias para 2026

A pré-candidata enfrenta resistência para compor chapas em Pernambuco devido à rejeição eleitoral e cálculos estratégicos.

mais notícias

+

Newsletter