Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

China exibe novos mísseis nucleares durante desfile militar e demonstra força do governo Xi Jinping

Entre os destaques, esteve a versão reformulada do míssil DF-5C, de longo alcance, e o inédito DF-61, um míssil móvel intercontinental com grande poder destrutivo.

Redação

03 de setembro de 2025 às 10:52   - Atualizado às 10:52

China exibe novos mísseis nucleares durante desfile militar e demonstra força do governo Xi Jinping.

China exibe novos mísseis nucleares durante desfile militar e demonstra força do governo Xi Jinping. Foto: Reprodução

A China apresentou, nesta quarta-feira, 3 de setembro, em Pequim, uma série de novos mísseis balísticos intercontinentais com capacidade nuclear, durante o desfile militar que marcou os 80 anos do fim da 2ª Guerra Mundial. O evento foi interpretado como uma demonstração de força do governo de Xi Jinping.

Segundo a agência de notícias Reuters, pela primeira vez a China exibiu sua tríade nuclear completa, com armamentos prontos para uso e que podem ser lançados de terra, mar ou ar. Entre os destaques, esteve a versão reformulada do míssil DF-5C, de longo alcance, e o inédito DF-61, um míssil móvel intercontinental com grande poder destrutivo.

O comentarista militar e ex-instrutor do Exército chinês Song Zhongping afirmou à AFP que os armamentos representam “uma nova geração de armas nucleares” desenvolvidas para fortalecer a dissuasão estratégica de Pequim.

De acordo com informações divulgadas, o DF-5C possui alcance estimado de 20 mil quilômetros, cobrindo praticamente metade da circunferência da Terra. Isso significa que o míssil seria capaz de atingir qualquer país do planeta, reforçando a capacidade chinesa de responder a ameaças externas em qualquer região.

Veja Também

A exibição pública da nova geração de mísseis foi vista como um movimento inédito e estratégico de Xi Jinping. Tradicionalmente, o governo chinês mantém em sigilo detalhes sobre seu arsenal nuclear. Desta vez, a decisão de mostrar tais equipamentos simboliza uma mensagem clara de que a China está pronta para projetar força militar muito além de suas fronteiras.

Especialistas avaliam que a apresentação ocorre em um momento de crescente rivalidade entre Pequim e Washington, especialmente em áreas como comércio, tecnologia, influência geopolítica e segurança global. Para analistas internacionais, a demonstração reforça a busca da China por consolidar-se como potência militar capaz de rivalizar com os Estados Unidos em todas as frentes.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:23, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

mais notícias

+

Newsletter