Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

CCLJ da Alepe aprova a criação do Dia Estadual do Brega Funk

A proposta é da deputada Rosa Amorim (PT), que visa reverenciar o rítmo que mostra a potência das periferias pernambucanas.

Jameson Ramos

16 de maio de 2025 às 10:52   - Atualizado às 10:52

Shevchenko e Elloco e a deputada Rosa Amorim.

Shevchenko e Elloco e a deputada Rosa Amorim. Foto: Montagem Portal/Divulgação/Reprodução

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o projeto de lei da deputada Rosa Amorim (PT), que propõe a criação do "Dia Estadual do Brega Funk". 

Segundo Rosa, a aprovação é "um passo muito importante para que ele vire uma data oficial no calendário do estado". O projeto ainda precisa ser aprovado pelo plenário da Alepe

A proposta da deputada é que a data seja celebrada no dia 21 de março, data da morte do Mc Elloco, que fazia dupla com Shevchenko. "Um dos expoentes do ritmo que mostrou a potência das periferias de Pernambuco para o Brasil", destaca Rosa Amorim.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

MC Elloco

Cleiton José Silva, conhecido como MC Elloco, morreu no dia 21 de março do ano passado, aos 34 anos, após sofrer um quadro de edema pulmonar agudo, que provavelmente foi causado por um infarto. 

Veja Também

Ele fazia dupla, de sucesso, com o também MC Shevchenko, sendo uma das duplas mais famosas do brega funk e responsáveis por disseminar o "passinho dos 'maloka", que se tornou uma febre em Pernambuco até os dias atuais.

Dia nacional do Brega

O Senado aprovou no mês passado o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Brega, que será comemorado anualmente em 14 de fevereiro, data de nascimento do cantor Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega, que faleceu em 2013. 

O autor do projeto, o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) apontou, na época, a importância econômica do brega, que, de acordo com ele, movimenta uma cadeia produtiva fundamental para as periferias urbanas e rurais, principalmente nos estados das regiões Norte e Nordeste.

“É inegável que a raiz do brega é periférica. A raiz do brega vem das comunidades mais pobres, quer seja do estado de Pernambuco, quer seja do Nordeste e do Brasil, e por isso o caminho do brega sempre foi mais difícil, é por isso que muitas vezes [o ritmo] foi utilizado como algo pejorativo, algo cafona, não como algo que ressaltava e reforçava os sentimentos”. disse.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:15, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter