Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

LULA comemora Dia do EVANGÉLICO: "data importante SANCIONADA no meu segundo mandato"

01 de dezembro de 2023 às 13:10

Comemorado nessa quinta-feira, 30 de novembro, no país, o Dia do Evangélico foi lembrado nas redes sociais pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula parabenizou o segmento e destacou que a data foi sancionada por ele em 2010, durante o seu segundo mandato.

O petista usou sua conta no X (antigo Twitter) para ressaltar a importância da data, destacando o valor da liberdade religiosa e da tolerância.

“Hoje, 30 de novembro, é Dia do Evangélico, data importante sancionada no meu segundo mandato, em 2010. Um dia para celebrar a liberdade religiosa, o exercício da fé e dos ensinamentos de Jesus Cristo de solidariedade, compaixão e tolerância”, escreveu.

Fiéis na periferia

Passados 13 anos da instituição do Dia Nacional do Evangélico – lembrado nesta quinta-feira (30), conforme a Lei 12.328, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em setembro de 2010 –, o diálogo com os fiéis protestantes ainda põe à prova a capacidade do Poder Público de se comunicar com essa população e de informá-la.

Veja Também

A avaliação é do teólogo Marco Davi de Oliveira, pastor batista, e autor do livro A Religião mais Negra do Brasil (Editora Ultimato, 2015).

“O Poder Público precisa ir pra base e conversar com os pobres. Necessita se aproximar dessas pessoas, ouvi-las. Precisa aprender a linguagem”, pontua Marco Davi em entrevista à Agência Brasil, descartando estereótipos e clichês contra os crentes.

Coordenadora da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, Valéria Zacarias corrobora a opinião do pastor. “Todo o grupo social tem os seus códigos, tem os seus signos”, assinala ao defender “a importância e a urgência de fazer uma comunicação segmentada.”

Na opinião dela, a comunicação do Poder Público precisa ser mais dirigida, “como é feita, por exemplo, no carnaval". "O governo faz campanha direcionada para a comunidade LGBTQIA+ sobre a segurança sexual, não há impedimento legal para se fazer comunicação segmentada.”

O sociólogo Paulo Gracino Júnior, professor da Universidade de Brasília (UnB) e autor de A Demanda por Deuses (Editora Uerj/Faperj, 2015), avalia que “pastoras e pastores são interlocutores legítimos da periferia” e que é preciso abrir diálogo com representantes dos fiéis e debater os problemas das comunidades nas igrejas.

“O evangélico é uma pessoa empoderada. Eu posso conversar com ele. Ele tem demandas, não só demanda por bens espirituais. Ele tem demanda por saneamento básico, segurança, escola. Essas coisas com o tempo desarmariam a clivagem [divisão] que há entre esquerda e movimento evangélico”, opina o acadêmico, que é especializado em política e religião.

Gracino Júnior defende que haja “mais propostas” para resolver problemas apontados pelos evangélicos e “menos fisiologia”. Ele recomenda que no diálogo se abandonem preconceitos. “Tem esse problema que é a ideia de que o evangélico é irracional. Que não vai poder conversar com ele, porque ele é alienado.”

Com informações da Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:03, 15 Abr

Imagem Clima

31

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Tabata Amaral e PCdoB
Conflito

PCdoB pede retirada de projeto de Tábata Amaral que criminaliza críticas a Israel

Partido alega que PL 1424/2026 confunde antissemitismo com crítica política e visa "blindar" o Estado de Israel.

Deputados federais Lula e Eduardo da Fonte.
Compromisso

Câmara aprova projeto de Eduardo e Lula da Fonte que reconhece marisqueiras no Seguro-Defeso

A medida corrige uma distorção histórica que excluía trabalhadoras diretamente impactadas pelas restrições do período de defeso.

Pernambuco pode ter 1ª senadora quilombola da história, Givânia Silva
Eleições

Pernambuco pode ter 1ª senadora quilombola da história com licença de Humberto Costa; confira

Senador do PT avalia afastamento de 4 meses e articulação pode abrir caminho para Givânia Silva assumir vaga no Senado Federal.

mais notícias

+

Newsletter