Pernambuco, 09 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Anvisa publica alerta de risco após Brasil confirmar 1º caso de fungo fatal

Candida auris é um dos fungos mais temidos do mundo por ser super-resistente a medicamentos e levar à morte de 30% a 60% dos infectados.

09 de dezembro de 2020 às 10:16

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na terça-feira (8) uma nota de alerta sobre o diagnóstico de um caso de infecção por Candida auris (C. auris) em território brasileiro.  Segundo informa o boletim, o diagnóstico ocorreu em um adulto internado no estado da Bahia e foi confirmado pelo Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A Anvisa destaca que o fungo “representa uma grave ameaça à saúde global”, e que já havia emitido um alerta de risco anteriormente, em 2017. O alerta foi feito em função de relatos de surtos da doença causada pelo C. auris na América Latina comunicados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ver mais:  >> Coronavírus: Rússia começa a vacinar população A Anvisa trabalha para revisar o comunicado de risco emitido anteriormente e informa que uma força-tarefa nacional já está organizada.

“A Agência está trabalhando para contemplar a nova situação epidemiológica do país, a inclusão de outros laboratórios como referência para a rede nacional e as novas evidências científicas disponíveis. Recomendamos que os serviços de saúde e laboratórios de microbiologia estejam alertas às orientações”, registra a nota.

O alerta de risco sobre o fungo C. auris emitido pela Anvisa está disponível para o público. Da redação do Portal com informações da Agência Brasil

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:56, 09 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Tabata Amaral e PCdoB
Conflito

PCdoB pede retirada de projeto de Tábata Amaral que criminaliza críticas a Israel

Partido alega que PL 1424/2026 confunde antissemitismo com crítica política e visa "blindar" o Estado de Israel.

Deputados federais Lula e Eduardo da Fonte.
Compromisso

Câmara aprova projeto de Eduardo e Lula da Fonte que reconhece marisqueiras no Seguro-Defeso

A medida corrige uma distorção histórica que excluía trabalhadoras diretamente impactadas pelas restrições do período de defeso.

Pernambuco pode ter 1ª senadora quilombola da história, Givânia Silva
Eleições

Pernambuco pode ter 1ª senadora quilombola da história com licença de Humberto Costa; confira

Senador do PT avalia afastamento de 4 meses e articulação pode abrir caminho para Givânia Silva assumir vaga no Senado Federal.

mais notícias

+

Newsletter