André Ferreira e Clarissa Tércio. Foto: Divulgação
A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta segunda-feira, 30 de junho, um Voto de Aplauso direcionado aos parlamentares federais que assinaram o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta partiu do vereador Luiz Eustáquio (PSB).
Durante a sessão, Luiz Eustáquio defendeu a iniciativa como uma forma de reconhecer os esforços dos congressistas que, segundo ele, buscam garantir mais transparência e combater desvios em um setor considerado essencial para a população brasileira. A proposta foi aprovada por maioria simples no plenário.
A votação, no entanto, não foi unânime. As vereadoras Liana Cirne (PT), Kari Santos (PT), Jô Cavalcanti (PSOL) e Cida Pedrosa (PCdoB) votaram contra o Voto de Aplauso.
Elas argumentaram que a proposta da CPI pode ter motivações políticas e que o uso de comissões parlamentares mistas para atacar adversários políticos desvia o foco dos problemas reais enfrentados pelo instituto e por seus beneficiários.
Entre os deputados pernambucanos que assinaram a CPI, constam Coronel Meira (PL), André Ferreira (PL), Clarissa Tércio (PP), Pastor Eurico (PL), Fernando Rodolfo (PL) e Mendonça Filho (União Brasil). Todos os parlamentares citados fazem parte da oposição ao governo federal ou se posicionam como críticos da atual gestão do INSS.
As investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União apontaram, em abril, a existência de um esquema de cobrança de mensalidades irregulares, descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas sem autorização. Os desvios, ocorridos entre os anos de 2019 e 2024, são estimados em R$ 6,3 milhões.
A maioria das vítimas são idosos e pensionistas, grupo especialmente vulnerável a práticas abusivas. Investigar e punir os responsáveis é essencial para garantir justiça a essas pessoas e evitar novas violações.
A investigação é fundamental para identificar e corrigir essas falhas, além de aprimorar os mecanismos de controle e fiscalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Portanto, solicitamos o apoio dos nobres Pares desta Casa Legislativa para a aprovação deste Voto de Aplauso.
3
4
10:02, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+