Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Câmara do Recife aprova Voto de Aplauso para deputados e senadores que assinaram CPI do INSS

André Ferreira e Clarissa Tércio são alguns dos parlamentares pernambucanos que foram a favor da investigação.

Everthon Santos

30 de junho de 2025 às 13:33   - Atualizado às 13:34

André Ferreira e Clarissa Tércio.

André Ferreira e Clarissa Tércio. Foto: Divulgação

A Câmara Municipal do Recife aprovou, nesta segunda-feira, 30 de junho, um Voto de Aplauso direcionado aos parlamentares federais que assinaram o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta partiu do vereador Luiz Eustáquio (PSB).

Durante a sessão, Luiz Eustáquio defendeu a iniciativa como uma forma de reconhecer os esforços dos congressistas que, segundo ele, buscam garantir mais transparência e combater desvios em um setor considerado essencial para a população brasileira. A proposta foi aprovada por maioria simples no plenário.

A votação, no entanto, não foi unânime. As vereadoras Liana Cirne (PT), Kari Santos (PT), Jô Cavalcanti (PSOL) e Cida Pedrosa (PCdoB) votaram contra o Voto de Aplauso.

Elas argumentaram que a proposta da CPI pode ter motivações políticas e que o uso de comissões parlamentares mistas para atacar adversários políticos desvia o foco dos problemas reais enfrentados pelo instituto e por seus beneficiários.

Entre os deputados pernambucanos que assinaram a CPI, constam Coronel Meira (PL), André Ferreira (PL), Clarissa Tércio (PP), Pastor Eurico (PL), Fernando Rodolfo (PL) e Mendonça Filho (União Brasil). Todos os parlamentares citados fazem parte da oposição ao governo federal ou se posicionam como críticos da atual gestão do INSS.

Veja Também

Confira justificativa do Voto de Aplausos na íntegra

As investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União apontaram, em abril, a existência de um esquema de cobrança de mensalidades irregulares, descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas sem autorização. Os desvios, ocorridos entre os anos de 2019 e 2024, são estimados em R$ 6,3 milhões.

A maioria das vítimas são idosos e pensionistas, grupo especialmente vulnerável a práticas abusivas. Investigar e punir os responsáveis é essencial para garantir justiça a essas pessoas e evitar novas violações.

A investigação é fundamental para identificar e corrigir essas falhas, além de aprimorar os mecanismos de controle e fiscalização do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Portanto, solicitamos o apoio dos nobres Pares desta Casa Legislativa para a aprovação deste Voto de Aplauso.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:02, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter