Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Câmara de Paulista é julgada irregular pelo TCE-PE e terá concurso público para efetivos

Tribunal determina concurso público e limita cargos comissionados após identificar irregularidades na gestão de 2024.

Redação Portal de Prefeitura

31 de julho de 2025 às 16:06   - Atualizado às 16:17

Câmara de Paulista é julgada irregular pelo TCE PE

Câmara de Paulista é julgada irregular pelo TCE PE Foto: Divulgação

A Segunda Câmara do TCEPE julgou irregular a gestão da Câmara Municipal de Paulista no exercício de 2024, responsabilizando formalmente o presidente Edson de Araújo Pinto, conforme decisão unânime proferida na 23ª Sessão Ordinária, em 14 de julho de 2025. A apuração foi divulgada pelo portal Jaula Cursos, que acompanha decisões dos tribunais de contas de Pernambuco com base nos documentos oficiais do TCE-PE

Como consequência, o TCE-PE aplicou multa ao gestor, e determinou uma série de medidas corretivas que deverão ser adotadas pelo atual presidente ou por quem venha a sucedê-lo. Entre as determinações estão:

1) A realização de levantamento da real necessidade de cargos comissionados, com adequação proporcional às funções de chefia, assessoramento e direção, conforme prevê a Constituição Federal. O prazo para cumprimento é de 180 dias;

2) O andamento do concurso público para o provimento de servidores efetivos também deverá ser iniciado no mesmo prazo de 180 dias.

Além disso, o TCE-PE recomendou que a gestão atente para a guarda física da documentação licitatória, incluindo pesquisas de preços e atestados de qualificação técnica, e divulgue todas as aquisições realizadas pela Câmara através do Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP).

Veja Também

Por fim, o Tribunal deu ciência à Câmara de que a função de agente de contratação deve ser exercida, preferencialmente, por servidor efetivo, conforme determina a Lei Federal nº 14.133/2021, alertando sobre o risco de reincidência em caso de descumprimento.

Para mais detalhes, consulte o Diário do TCE-PE, edição 25 de julho de 2025, pág. 152.

Em resumo:

Decisão do TCE-PE Ações exigidas
Gestão julgada irregular Levantamento de cargos comissionados em 180 dias
Multa aplicada ao presidente da Câmara Realização de concurso público em até 180 dias
Recomendações sobre licitações Publicação de compras no PNCP e contratação por servidor efetivo

A seguir, a Câmara Municipal de Paulista tem até seis meses para implementar as determinações. Candidatos interessados devem acompanhar os canais oficiais da Câmara e os possíveis editais regulatórios para garantir transparência no processo de seleção.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:53, 06 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Bastidores

Oposição pede prisão de Moraes após vazamento de mensagens com Daniel Vorcaro

Dados extraídos do celular do banqueiro revelam que ele prestava contas ao ministro do STF sobre as negociações de venda do banco e sugerem diálogos a respeito do inquérito sigiloso que tramitava na Justiça Federal de Brasília.

Presidente Lula.
Situação

Empresário negocia acordo com EUA para entregar ministro de Lula, diz revista

Até o momento, não foram divulgados os nomes das pessoas supostamente envolvidas.

Daniel Vorcaro e Alexandre de Moraes.
Orientação

Vorcaro consultou Moraes sobre convidados a fórum jurídico e ministro mandou barrar Joesley

O veto aparece em uma das trocas de mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular do banqueiro.

mais notícias

+

Newsletter