Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Brasil tem oito cidades entre as 50 mais violentas do mundo, revela ranking internacional

Estudo aponta que municípios brasileiros enfrentam altos índices de homicídios e desafios persistentes na segurança pública.

Portal de Prefeitura

02 de junho de 2025 às 15:32   - Atualizado às 15:37

Polícia Baiana

Polícia Baiana Carlos Alberto Maraux/Ascom SSPBA

O Brasil continua figurando com destaque em um dos rankings mais preocupantes da segurança pública global. Segundo levantamento divulgado em fevereiro de 2025 pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal — organização mexicana especializada no monitoramento de violência urbana — oito cidades brasileiras estão entre as 50 mais violentas do mundo. A classificação leva em conta a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, considerando apenas cidades com mais de 300 mil habitantes.

A liderança brasileira no ranking é ocupada por Feira de Santana (BA), que registrou 55,63 homicídios por 100 mil habitantes e ficou na 22ª posição global. Em seguida, aparece Recife (PE), com uma taxa de 41,88 homicídios por 100 mil, ocupando o 31º lugar.

O ranking segue com Fortaleza (CE) em 34º lugar, Salvador (BA) na 35ª posição, Maceió (AL) na 41ª, Porto Velho (RO) em 44º, Manaus (AM) em 47º e Caruaru (PE) na 50ª colocação. Todos esses municípios enfrentam desafios similares, como crescimento urbano desordenado, avanço do tráfico de drogas, e insuficiência de políticas públicas eficazes para a segurança.

A presença de tantas cidades brasileiras na lista levanta um alerta sobre os rumos da violência urbana no país. Especialistas apontam que a alta taxa de homicídios está ligada, entre outros fatores, à precarização dos serviços públicos, desigualdade social e à ausência de investimento contínuo em prevenção e policiamento comunitário.

Segundo o estudo, a violência urbana no Brasil permanece como um fenômeno estrutural, não se restringindo a regiões específicas. As capitais e cidades de médio porte também dividem espaço no ranking com metrópoles da América Central e México, países que enfrentam realidades parecidas em termos de crime organizado.

Enquanto o país contabiliza perdas humanas e sociais, a expectativa da comunidade internacional é que o Brasil avance em reformas na área da segurança pública e justiça criminal. Sem ações articuladas entre governo federal, estados e municípios, a tendência é que essas cidades continuem figurando entre as mais violentas do mundo nos próximos anos.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:20, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter